Logo da CBIC
05/03/2021

Trabalhadores não devem ter dúvida sobre questões éticas, defende CBIC

‘Saber ou não saber: a escolha é sua’ é o que defende a campanha de ética e compliance da Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) para os trabalhadores do setor da construção. “O objetivo é plantar dentro da massa trabalhadora a sementinha da importância de fazer sempre o correto no dia a dia, na família e no ambiente de trabalho”, afirma a presidente da Comissão de Responsabilidade (CRS) da entidade, Ana Claudia Gomes.

Com o slogan ‘O certo é o certo, mesmo quando ninguém está olhando’, a campanha foi inspirada na cartilha ‘No excuses! – Combatendo as 10 desculpas mais comuns para um comportamento corrupto’, material de integridade da Alliance for Integrity.

A ideia é que os trabalhadores do setor da construção tenham em mente a importância de sempre fazerem boas escolhas em suas ações e atitudes. “Não erre por “achar”. Na dúvida, pergunte.

Integridade nos canteiros de obra

Na visão da presidente do Conselho de Gestão da J.C. Peres Engenharia, fundadora da Peres Assessoria e Consultoria e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Helena Peres, o apoio da CBIC é fundamental ao injetar energia para mudar a cultura das empresas e trazer mais integridade e menos capatazia para os canteiros. “A campanha vai ao encontro das ações das empresas do setor no combate à corrupção e na mudança de cultura dentro dos canteiros de obras”, diz.

Para Helena Peres, é fundamental o apoio do engenheiro no combate a condutas inadequadas. “Como ocorre em uma série de reações em cadeia de dominós caindo, a má conduta do gestor da obra, que geralmente é o engenheiro residente, pode se permear”, menciona.

Profissionais devem se perguntar:

  • Qual a melhor postura para eu dar exemplo para os demais profissionais da minha equipe e como posso trazer uma cultura mais humana para o canteiro que estou gerindo?
  • Qual empatia devo ter com o meu colega de trabalho?’

A campanha faz parte do projeto ‘Ética e Compliance em tempos de crise’, realizado pela CRS/CBIC em correalização com o Sesi Nacional.

Acompanhe a ação, disponível na Agência CBIC, no CBIC Hoje+ e nas redes sociais da entidade, e compartilhe!

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024