
Todos de Máscara: contribuição econômica a quem perdeu renda na pandemia
O projeto Todos de Máscara, promovido em 2020 pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), é um dos finalistas do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, na categoria Seconci, que em 2021 tem como foco as melhores práticas desenvolvidas pelo setor da construção e o mercado imobiliário no enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19.
A iniciativa teve atuação em três frentes: combate ao coronavírus (Covid-19), questão socioeconômica para os que perderam renda e saúde mental de toda a família.
“Ficamos orgulhosos, pois é um reconhecimento importante da iniciativa, a qual promovemos para reforçar nosso compromisso com a saúde, segurança e cidadania dos trabalhadores e da comunidade em geral. Temos a missão de transformar pessoas e o projeto ‘Todos de Máscara’, certamente, fez a diferença para aqueles que participaram da ação”, menciona a supervisora de qualificação profissional do Seconci-Rio, Débora Morado Peixoto Carneiro.
Lançado em agosto do ano passado, o “Todos de Máscara” foi idealizado para incrementar a renda dos familiares dos trabalhadores da construção civil e reforçar a saúde daqueles que estavam nos canteiros de obra.
O projeto selecionou 25 costureiras e doou um kit contendo linha, agulha e tecido, suficiente para a confecção de 100 máscaras de tecido para proteção contra o coronavírus. Dessas, 65 máscaras eram destinadas para que a participante pudesse vender e as demais doadas ao Seconci-Rio, para que fossem entregues aos trabalhadores que compareciam diariamente à sede da entidade, junto com um frasco de álcool em gel. Ao todo, foram produzidas e distribuídas 2.500 máscaras.
Na ocasião, o então superintendente do Seconci-Rio, Sérgio Paiva, destacou que participar da campanha significava não só a busca pelo incremento de renda para essas famílias, mas também estar junto à entidade no propósito de garantir saúde e segurança aos trabalhadores. A iniciativa é resultado da campanha “Construção pelo Rio”, deflagrada no ano passado, juntamente com outras entidades do setor da Construção Civil, quando o Seconci-Rio criou um fundo para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no combate ao coronavírus.
Os membros da CRS/CBIC também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto em outubro do ano passado, durante webinar que tratou das boas práticas em responsabilidade social, desenvolvidas por entidades e empresas da indústria da construção civil da Região Sudeste, para a proteção dos trabalhadores do setor durante a pandemia da Covid-19.
Os vencedores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social nas categorias Empresa. Entidade, Seconci e Reconhecimento Social serão conhecidos no próximo dia 30/11.
A matéria tem interface com o projeto “Prêmio CBIC de Responsabilidade Social” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).