Logo da CBIC
13/12/2019

Setor ganha projeto de responsabilidade social e empresarial no MA

Lancamento do projeto 'Comunidade Ativa' na obra do Porto São Luís no Cajueiro (Foto: Divulgação/Sinduscon-MA)

 O ‘Comunidade Ativa’ oferecerá nos dias 16 e 17 de dezembro na região do Cajueiro, no Maranhão, atendimentos oftalmológicos gratuitos na Unidade Móvel de Oftalmologia do Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA). Além disso, também serão disponibilizados pelas Óticas Carol 100 óculos de grau subsidiado de R$ 60,00 cada, para os pacientes que receberem encaminhamento para uso. A iniciativa é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sindconstrucivil-MA).

Lançado em novembro deste ano, o projeto ‘Comunidade Ativa’ tem como premissa atender trabalhadores, empresários e comunidade do entorno da obra do Porto São Luís, oferecendo serviços de qualidade de vida, educação profissional e consultoria para pequenos negócios.

Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o projeto é uma conjunção de esforços dos sindicatos patronal e laboral, Porto São Luís, Concremat e Rota Nordeste com a parceria do Sistema Fiema e Sebrae-MA.

“Em nosso calendário de ações constam serviços de saúde, capacitação e treinamento de mão de obra local por meio da Unidade Móvel da Construção Civil do Senai-MA e assessoria às pequenas e microempresas instaladas no Cajueiro. Queremos dar oportunidade às pessoas e às empresas locais”, destacou.

Durante a semana já foram feitas pré-inscrições pela equipe do projeto com objetivo de realizar uma triagem dos pacientes que serão atendidos por profissionais de saúde do Hospital de Referência Oftalmológica (HRO).

Para a moradora da região do Cajueiro, Flor de Lys de Araújo, 53 anos, o projeto tem trazido muitas ações importantes para a comunidade. “Somos muito carentes de serviços por aqui. Agradecemos ao ‘Comunidade Ativa’ e ao Porto, por olhar para nossa comunidade”, enfatizou.

Com a realização dos atendimentos oftalmológicos, o projeto conclui, até o momento, três ações: a primeira realizada no dia 9 de novembro com atendimentos odontológicos feitos pelo Sesi-MA, e a segunda, no dia 4 de dezembro, com palestra que tratou sobre a importância da capacitação profissional, ministrada pelo Senai-MA.

“Todo projeto que realiza ações sociais, de saúde e educação, principalmente em áreas carentes, merece todo o nosso respeito e incentivo. O ‘Comunidade Ativa’ é um desses projetos. Nós, do Porto São Luís, nos sentimos felizes em sediar essa iniciativa e de sermos parceiros na sua execução. É muito importante darmos esta atenção e prestarmos esses serviços aos nossos trabalhadores e aos moradores das comunidades do entorno do Porto. Por vezes, é um atendimento que consegue chegar aonde o Estado não chega. Um projeto social como esse pode ser o impulso necessário para se iniciar uma grande mudança e transformar de forma muito positiva a realidade dessas pessoas, conclui o CEO do Porto São Luís, César Gazoni,

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024