
Setor finaliza relatório sobre ação social da construção de 2019

A edição de 2019 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) foi um sucesso e surpreendeu positivamente a organização da ação social de responsabilidade do setor ao oferecer um dia de serviços em saúde, lazer e cidadania para os trabalhadores da construção – brasileiros que constroem todos os dias os equipamentos públicos e privados que serão utilizados por toda a sociedade – e seus familiares. Os dados podem ser conferidos no Relatório DNCS 2019, que será encaminhado em breve às entidades realizadoras da iniciativa.
“Cuidar do nosso trabalhador é uma missão honrosa e fazemos isso com muito empenho, para que ele se sinta valorizado e motivado a trabalhar na construção do nosso Brasil”, ressalta o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.
Em 2019 foram prestados 171.584 atendimentos a 46.625 pessoas nas 30 localidades participantes e, em 2018, 164.742 atendimentos a 47.488 pessoas, em 26 localidades.
“O DNCS já é um evento consagrado e entendido como extremamente importante e estratégico para o setor, porque mesmo em um ano de crise profunda [2019] conseguimos superar o número de adesões de 2018 e as expectativas para 2020 são as melhores possíveis”, aponta a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC Ana Cláudia Gomes.
O evento integra o projeto “Dia Nacional da Construção Social” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), ocorre simultaneamente em vários estados brasileiros e compõe o calendário anual do setor da construção.
Em 2019, o DNCS chegou à sua 13ª edição com o total de 4.256.956 atendimentos e 882.338 pessoas beneficiadas.
Trinta localidades participaram dessa edição, que teve como foco as mudanças no mercado de trabalho, os impactos da tecnologia e a importância da atualização dos trabalhadores, para permanecerem no mercado. Foram elas:
- Rio Branco (AC)
- Maceió (AL)
- Manaus (AM)
- Macapá (AP)
- Anápolis (GO)
- Goiânia (GO)
- São Luís (MA)
- Belo Horizonte (MG)
- Governador Valadares (MG)
- Cuiabá (MT)
- Belém (PA)
- João Pessoa (PB)
- Campina Grande (PB)
- Parnaíba (PI)
- Cascavel (PR)
- Curitiba (PR)
- Londrina (PR)
- Maringá (PR)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Volta Redonda (RJ)
- Mossoró (RN)
- Natal (RN)
- Boa Vista (RR)
- Pelotas (RS)
- Santa Rosa (RS)
- Blumenau (SC)
- Brusque (SC)
- Chapecó (SC)
- Florianópolis (SC)
- Joinville (SC)
“Temos a certeza do entendimento do setor sobre a importância dessa ação e do investimento na mão de obra para que as empresas possam efetivamente ter o seu diferencial competitivo, que é a sua força de trabalho. Contamos com bastante adesão e com o fortalecimento dessa ação em nível nacional”, reforça Ana Cláudia Gomes.
A edição 2020 do DNCS será no dia 15 de agosto – terceiro sábado do mês – e o Relatório DCNS 2019 é uma das ferramentas que poderá ser utilizada para demonstrar aos possíveis patrocinadores a importância da iniciativa para os trabalhadores da indústria da construção de todo o país.