Logo da CBIC
02/06/2020

Serviços online do Sesi ajudam empresas a atender legislação de SST

O Serviço Social da Indústria (Sesi) está auxiliando empresas a implementarem programas de saúde e segurança no trabalho, atendendo a legislação e prevenindo o contágio por Covid-19. Os serviços digitais contemplam assessorias e consultorias técnicas online, cursos de educação a distância sobre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, uma plataforma de desenvolvimento e a implementação de programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO) para micro e pequenas empresas.

De acordo com o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi, Emmanuel Lacerda, o uso de plataformas online agiliza processos e ajuda a prevenir a disseminação da covid-19 já que, desde a contratação até a execução dos serviços, tudo é feito a distância.

“O Sesi antecipou a prestação de serviços por meio de plataformas digitais para melhor apoiar empresas neste momento de pandemia”, destaca.

Conheça os serviços online do Sesi:

 

Assessoria online para prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho

Esse serviço possibilita que empresas recebam de forma ágil avaliação de ações de prevenção da covid-19 no ambiente de trabalho com base nas recomendações da Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia. Ao fim, um especialista do Sesi realiza consultoria online para detalhar o plano de ação com pontos que a empresa precisa estar atenta para contenção do coronavírus. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Para ter um panorama da situação de combate à covid-19 no ambiente de trabalho, os gestores devem preencher questionário com 52 perguntas. Entre as questões abordadas estão formas de comunicação e orientações passadas a funcionários, treinamentos sobre uso correto, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual, protocolos para evitar aglomerações e cuidados de higiene e monitoramento da saúde dos trabalhadores.

Além disso, são avaliados o tratamento aos trabalhadores de grupo de risco, condições de ventilação dos ambientes de trabalho e os cuidados com profissionais de saúde dentro da empresa. Há também avaliação do atendimento da empresa em relação às obrigações legais de saúde e segurança no trabalho.

 

Cursos a distância sobre normas regulamentadoras

Por meio de capacitações online, é possível atualizar gestores e trabalhadores sobre as mudanças recentes em normas regulamentadoras (NRs) e ofertar cursos obrigatórios para trabalhadores, conforme legislação de saúde e segurança no trabalho. Os cursos são oferecidos em uma plataforma amigável, com conteúdos audiovisuais demonstrativos das condições de trabalho do dia a dia, de forma a contribuir no desenvolvimento de comportamento seguro que previna a ocorrência de acidentes de trabalho. Desta forma, as indústrias ficam em dia com a legislação de saúde e segurança no trabalho, que exige a oferta desses cursos pelos empregadores a seus trabalhadores. Empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Nesse momento, as capacitações disponíveis são relacionadas à:

  • transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais (NR 11);
  • trabalho em altura (NR 35);
  • segurança e saúde ocupacional (NR22);
  • segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR 10);
  • segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados (NR 36);
  • segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados (NR 33)

Até agosto, o Sesi deve disponibilizar mais 18 cursos, entre eles, os relacionados a outras duas normas regulamentadoras: NR 18 (Indústria da Construção) e NR 05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Na plataforma, os trabalhadores também testam os conhecimentos adquiridos e os que obtiverem resultado satisfatório recebem certificado. As empresas têm o relatório sobre o desempenho dos trabalhadores.

Para participar dos cursos, os trabalhadores precisam ter acesso a computador, tablet ou celular com internet. No caso dos cursos semipresenciais, como o da NR 35, as empresas podem priorizar o módulo a distância nesse momento e agendar as aulas presenciais quando a empresa estiver com o ambiente controlado para evitar o risco de contágio da covid-19.

 

Atendimento à legislação de saúde e segurança no trabalho

O Sesi Facilita é um serviço para que micro e pequenas empresas de qualquer setor desenvolvam a distância Programas de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e de Controle Médico Ocupacional (PCMSO), de forma simples e fácil. No portal, as empresas inserem o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e o número de funcionários e no ato já são informadas se estão enquadradas nas regras para adesão ao serviço. Caso estejam, efetuam a compra digitalmente e serão autorizadas a preencher formulários customizados para o setor em que atuam e podem contar com a ajuda de um assistente virtual.

O processo começa pelo envio das informações de riscos no ambiente de trabalho necessárias ao PPRA. O sistema fornece um check-list para conferência de todos os documentos necessários para o processo completo. Além de inserir dados no formulário, é possível enviar vídeos e fotos do processo produtivo para que a assessoria técnica do Sesi, que receberá as informações, possa avaliar e contribuir com sugestões.

A etapa seguinte é a geração automática dos exames do PCMSO, que faz a correlação dos fatores de riscos apontados no PPRA aos exames médicos que são solicitados aos trabalhadores da empresa. O médico do trabalho do Sesi analisa e valida o PCMSO no sistema, insere informações quando necessário e assina eletronicamente o documento. Após esse processo, as versões digitais do PPRA e do PCMSO são disponibilizadas para a empresa. Durante o período de um ano após o ingresso no Sesi Facilita, a empresa pode ter até três revisões do PPRA e PCMSO.

(Com informações da Agência CNI)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2025

Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.