Logo da CBIC
22/04/2019

Seminário sobre Ética & Compliance reúne empresários do setor em SC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sesi Nacional  levam capacitação sobre Ética & Compliance para Santa Catarina nesta terça-feira (23/04). O Seminário sobre Ética & Compliance reunirá empresários do setor da construção em Florianópolis para debater a importância do compliance nas organizações. “A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC, responsável pelo projeto.

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil serão os temas centrais do seminário, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.

O evento terá início às 14h, no auditório do Sinduscon da Grande Florianópolis, e dará continuidade ao processo de disseminação do tema.

Com realização pelo Sinduscon da Grande Florianópolis e apoio da Menezes Niebuhr e do Seconci da Grande Florianópolis, o encontro mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário local.

A jurista, ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a Ética & Compliance na Construção.

Também participam do seminário:

  • Leonardo Barreto, cientista político
  • Naiara Czarnobai Augusto, secretária de Estado de Integridade e Governança no Governo do Estado de Santa Catarina
  • Fernanda Santos Schramn, mestre em Direito do Estado pela UFSC e consultora
  • Hélio Cesar Bairros, presidente do Sinduscon da Grande Florianópolis
  • Cláudia Rodrigues, gestora de projetos de Responsabilidade Social da CBIC

A CBIC apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

Projeto desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional oferece material inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024