Logo da CBIC
26/01/2022

Santander estuda solução financeira de sustentabilidade para o mercado imobiliário

 No “Diversidade em Construção” desta quarta-feira (26/01), em formato online, representantes do Banco Santander demonstraram aos membros do grupo CBIC Jovem e empresários do setor da construção a experiência bem-sucedida da agenda de sustentabilidade da instituição e o quanto ela impactou nos resultados financeiros da instituição em 2021 apesar do cenário econômico nacional.

A superintendente de Negócios Sustentáveis no Santander, Viviane Otsubo Kwon, também informou que o banco está desenvolvendo um novo produto para colocar no mercado, de uma solução financeira voltada para o setor imobiliário, para empreendimentos com certificação, com comprovação de redução do consumo de água e eficiência de energia renovável. Assim como também está tentando viabilizar financiamento para pequenas e médias empresas para eficiência energética.

O bate papo foi coordenado pela presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Claudia Gomes, que ressaltou a importância agenda de sustentabilidade para o setor. Em sua avaliação, a Indústria da Construção está no momento de entendimento e de apropriação do que é a agenda da Responsabilidade Social, da Inclusão, da Diversidade da questão Ambiental.

Diversidade e Inclusão do Santander

Ao ressaltar a importância de se falar em diversidade, a líder da área de Diversidade e Inclusão do Santander, Simone Coutinho, mencionou que a produtividade, motivação e desempenho dos funcionários é 50% maior em empresas diversas.

Citou que, segundo o Data Folha, 85% dos brasileiros acreditam que é importante para as marcas falar sobre diversidade e que empresas com diversidade apresentam receitas de inovação maiores de 19%. “Diversidade é negócio e reflete em negócios”, destacou, ressaltando que a falta de posicionamento de diversidade pode gerar prejuízo financeiro para a marca.

Simone reforçou a importância de as empresas contarem internamente com o reflexo da sociedade, onde:

  • 51% da população do Brasil são mulheres
  • o número de mulheres com ensino superior completo é 38% maior que de homens
  • 20% é a diferença salarial entre homens e mulheres no Brasil
  • No Brasil, 31% é a diferença salarial entre brancos e negros
  • A mulher negra ganha 59% menos que um homem branco
  • Os negros são 75% mais pobres e representam 10% da população brasileira
  • 6,7% de pessoas com deficiência no Brasil e apenas 10% das empresas cumprem a cota legal de PCD
  • 34% dos profissionais com deficiência sentem-se isolados no local de trabalho
  • LGBTQIA+ – O Brasil lidera o ranking de violência contra homofobia no trabalho. 68% desse público já ouviram comentários preconceituosos.
  • 25% da população brasileira terá mais de 60 anos em 2060

Diante desse cenário e de diagnóstico realizado por consultoria, a partir de 2016 o Santander passou a atuar em cinco frentes:

  • Competência não tem gênero – Encorajar a liderança em cada mulher
  • Talento não tem cor – Oportunizar caminhos para negros que querem crescer produtivamente
  • Habilidade não tem limite – Fortalecer o desenvolvimento dos profissionais com foco em suas habilidades
  • Aqui se empreende – Potencializar a criação de valor com diversidade de formação, gerações e expertises
  • Aqui não tem barreiras – Potencializar o respeito aos profissionais para que possam trabalhar sem barreiras
  • Ecossistema diversidade – Impactar a cadeia de valor e prosperar juntos

Solução financeira

O trabalho de inclusão e diversidade do Banco Santander está conectado aos critérios de ESG (Environmental, Social and Governance) e aos negócios. “Em 2021, o banco viabilizou mais de R$ 51 bilhões em negócios sustentáveis, principalmente viabilizando projetos de energia renovável eólica e solar, no atacado e varejo”, frisou Viviane Otsubo Kwon.

No que se refere aos empréstimos, a superintendente de Negócios Sustentáveis destacou que, a depender das metas da empresa, é possível atrelar o crédito a metas ESG.

O “Diversidade em Construção” conta com a curadoria da consultora Ana Flavia Godoi.

O evento tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da CRS/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

A próxima edição do “Diversidade em Construção”, no dia 02/02, das 17h30 às 19h30, contará com a participação do CEO da Rodrigo Mendes, Rodrigo Mendes.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024