Logo da CBIC
13/12/2019

Projeto que oferece prótese dentária a trabalhadores é premiado pela CBIC

O cuidado com a saúde bucal é fundamental para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Pensando nisso, o Serviço Social da Construção Civil do Paraná (Seconci-PR) possui uma equipe especializada na área odontológica para atender às necessidades dos trabalhadores da construção civil. O projeto ‘Sorrisos que constroem o Brasil’, que oferece gratuitamente próteses dentárias aos funcionários do setor de baixa-renda, foi o vencedor na categoria ‘Seconci’ do Prêmio de Responsabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A Edição 2019 foi realizada nesta terça-feira (10), em Brasília, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

A ausência dentária é um dos problemas que mais preocupam o trabalhador. De acordo com a coordenadora da odontologia do Seconci-PR e idealizadora do projeto, Samantha Pugsley, além de mexer com autoestima, essa questão também afeta a mastigação e a saúde do trabalhador. “Durante os atendimentos como dentista da entidade percebi que muitos iam perdendo os dentes e não tinham dinheiro para colocar prótese. A partir daí iniciamos uma parceria com o Sesi que culminou no fornecimento dessas próteses para aqueles que não tinham condições de pagar. Isso proporcionou uma série de benefícios para a qualidade de vida dos beneficiados com o projeto, que refletiram também no seu dia a dia nos canteiros de obras, com mais disposição e alegria”, afirmou.

De acordo com Samantha, os números do Seconci-PR comprovam a integralidade do atendimento odontológico aos funcionários das empresas associadas à entidade, além da qualidade do atendimento. “Desde julho de 2013 foram oferecidas 3.110 próteses dentárias. Os resultados são excelentes, pois percebemos que isso resgata a confiança do trabalhador, que passa a ter o sorriso como um cartão de visitas. Ver a felicidade deles após o tratamento nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e que a tendência do projeto é só crescer em número de beneficiados”, destacou a coordenadora.

Fortalecer o desenvolvimento de ações sociais na indústria da construção e do mercado imobiliário, bem como identificar e disseminar as melhores práticas de responsabilidade social no setor são os objetivos do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, que reuniu cerca de 280 empresários e profissionais do setor da construção, autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e representantes da imprensa. Os vencedores ganharam a estatueta idealizada pelo artista plástico Omar Moreira, certificado de reconhecimento com a chancela da CBIC e recursos em dinheiro que deverão ser destinados aos projetos vencedores.

Vencedores Edição 2019:

Categoria Empresa – Projeto: Emboço Social, Riomix Argamassa
Categoria Seconci – Projeto: Sorrisos que Constroem o Brasil, Seconci Paraná
Categoria Reconhecimento Social – Seconci Florianópolis

A premiação tem interface com o projeto ‘Prêmio de Responsabilidade Social’ da CBIC em correalização com o Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024