
Projeto ‘Construção Saudável +’ do Sinduscon-PA comemora 9 anos

O projeto ‘Construção Saudável +’, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Pará (Sinduscon-PA), completou nove anos de atividades. Realizada desde julho de 2011, a iniciativa já alcançou 54.559 trabalhadores, com a participação de 374 empresas e 424 canteiros de obras na Região Metropolitana de Belém.
“Os números comprovam o grande alcance do projeto e temos muito orgulho de poder ter isso de forma continuada dentro escopo de atividades do sindicato de forma gratuita, já que podemos sustentar o projeto com nossas próprias receitas. Por isso, à medida que surgem mais adesões de empresas ficamos ainda mais glorificados”, destaca o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho.

O sindicato, por meio de sua Central de Serviços, dispõe de um corpo técnico que, com base científica, desenvolve planejamento e prepara o material para os módulos que são aplicados nos canteiros. Os temas são definidos por sondagem aplicada aos trabalhadores durante sua participação nas palestras, que são totalmente gratuitas.
Coordenado pela Central, o projeto surgiu com o propósito de contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores do segmento. Nesses nove anos de execução foram criados cinco módulos individuais de palestras socioeducativas sobre prevenção de doenças específicas, despertando interesse crescente de empresas e dos próprios colaboradores. Uma dessas experiências temáticas refere-se à violência doméstica, obtendo imediata adesão interinstitucional.
Para Carvalho, o projeto representa respeito e valorização do que é primordial no setor da construção, que são as pessoas. “É um programa que ao longo desses 9 anos conseguiu levar para os canteiros conhecimentos e informação, comprovando nosso constante cuidado com o trabalhador”, ressalta.

Em julho de 2018 recebeu o Prêmio Estadual de Sustentabilidade conferido pela CNI. O Construção Saudável+ é considerado de fundamental importância para disseminar orientações preventivas na área de saúde e do comportamento social, consolidando um verdadeiro legado de cidadania no Estado.
A iniciativa, que beneficia tanto trabalhadores quanto empregadores, já recebeu indicação ao Prêmio de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Além disso, o Circuito Saúde, que está inserido no Dia Nacional da Construção Social (DNCS) da CBIC, registrou, na edição de 2019, a marca histórica de 50 mil atendimentos do Construção Saudável+.
Solicitação do serviço
O Sinduscon-PA recebe as solicitações das empresas do setor da construção civil para o calendário anual de aplicação das suas palestras gratuitas, na Central de Serviços, por meio dos seguintes contatos: (91) 3241.4058 – 98162.1663, ou pelo e-mail: [email protected]
PARCEIROS AO LONGO DESSES 9 ANOS
- Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Pará (Ademi-PA);
- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA);
- Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa);
- Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário dos Estados do Pará e Amapá (Fetracompa);
- Fundação Pro Paz;
- Ministério Público do Trabalho (MPT – 8ª Região);
- Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS);
- Secretaria de Estado de Saúde (Sespa);
- Secretaria Municipal de Saúde (Sesma);
- Serviço Nacional da Indústria (Senai);
- Serviço Nacional da Indústria (Sesi);
- Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará (SRTb-PA);
- Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).
Assista ao vídeo comemorativo:
Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).