Logo da CBIC
22/04/2021

Programa social premiado pela CBIC comemora um milhão de embalagens retornáveis

O ‘Programa Emboço Social (PES)’, da empresa RioMix Argamassa, em execução desde 2017 e duas vezes premiado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), comemora neste ano 1 milhão de embalagens retornáveis e, até abril de 2021, a proteção de 200 famílias com ‘moradias socialmente desfavorecidas’ no Rio de Janeiro, com o revestimento de suas casas com cimento.

Em 2019, a empresa recebeu o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, na Categoria Empresa, e, em 2018, o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade na categoria Materiais e Componentes.

Programa em números sociais e ambientais

De julho de 2017 até hoje, foram retornadas 1.003.238 embalagens de Riomix – Celumassa.

Segundo o diretor da empresa, Rafael Musiello, para uma casa carente do revestimento externo são utilizados em média 50 sacos de 50kg de argamassa para realizar o emboço, assim, a cada 5 mil sacos retornados, uma família é protegida. Ou seja, até abril de 2021, 200 famílias foram protegidas.

Para as caçambas, a conta é similar. Em uma caçamba comum, cabem aproximadamente 500 embalagens usadas de Celumassa, assim, até agora, foram evitadas 2.006 caçambas.

“O papel kraft, que compõe a embalagem, se decompõe em até seis meses, no entanto os resquícios dos componentes da argamassa que ficam ali presentes que são o problema, como o cimento. Por isso, esse material se descartado de forma incorreta, pode trazer diversos malefícios, como a contaminação do solo e lençóis freáticos”, diz.

História de sucesso

O Emboço Social começou a ser idealizado no início de 2017, para alcançar um ideal da empresa, já que a Celumassa que acabara de ser desenvolvida pela empresa, contribuía para dois dos três fatores que compõem a sustentabilidade.

  • Econômico
  • Ambiental

Para fechar o ciclo, a empresa começou, a partir de julho de 2017, a contabilizar as embalagens usadas retornadas à Riomix, pelos parceiros comerciais.

‘É esse número que determina a quantidade de Celumassa doada ao Programa Emboço Social mensalmente, já que a cada 100 sacos retornados à fábrica da Riomix, um saco cheio de argamassa para emboço é doado”, frisa o dirigente.

Iniciativa contribui para mudar a cultura socioambiental no setor

Na avaliação de Musiello, a construção civil em geral tem perfil conservador e a inovação costuma enfrentar resistência na sua implantação. “No entanto, a comprovação técnica do excelente desempenho da Celumassa junto da pegada sustentável pioneira no Brasil, trouxe o sucesso da Celumassa no mercado”.

Com base no conceito de economia circular, o material é aditivado de flocos celulósicos provenientes da própria embalagem, eliminando o descarte das sacarias, um grande entrave no setor.

“A mudança não foi fácil, mas a Riomix – Celumassa, com sua vontade de inovar, a determinação e a ciência de que precisamos pensar na nossa responsabilidade socioambiental como empresa, nos impulsionou. Esperamos que isso seja inspirador para outras empresas”, completa, ao destacar o reaproveitamento das embalagens de argamassa, que seriam jogadas no lixo.

Relevância dos projetos premiados pela CBIC

Os prêmios da CBIC, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS) e da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da (Comat), correalizados com o Sesi Nacional e o Senai Nacional, visam reconhecer práticas socialmente responsáveis do segmento da construção no Brasil e premiar e divulgar soluções relacionadas à tecnologia e gestão de produção em construção civil, com foco em sustentabilidade dos empreendimentos.

Para Musiello, a CBIC é uma entidade institucional que promove a integração e avanço da construção como um todo, por isso é considerada autoridade no setor. “Foi a CBIC que nos auxiliou a ganhar reconhecimento nacional e isto é de extrema importância para alavancar nosso Programa Emboço Social e para a solidificação da Riomix fora das divisas do Rio de Janeiro”.

“Chegando mais longe, a Riomix se torna exemplo para empresas de todo o país, sendo estas estimuladas a fazer igual, ou até mais do que a gente, no seu campo de atuação. Isto é muito importante. A motivação é a principal forma de sairmos do lugar e a premiação de empresas que quebraram barreiras nos diversos setores é a melhor forma de promover este estímulo”, frisa.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024