
Programa propõe mudança de hábito na palma da mão

O ‘Programa Diga SIM! À saúde, às pessoas, à vida!’, desafio digital desenvolvido pela SIM Engenharia, de Goiânia, para estimular boas práticas sustentáveis e de cidadania entre seus colaboradores, para que eles vivenciem e registrem em seu dia a dia hábitos saudáveis, vem dando bons resultados.
Iniciado em novembro de 2018, o programa premiou em maio deste ano os colaboradores que se destacaram por adotar um aprendizado sustentável e apresentar uma mudança em sua rotina diária.
Para estimular boas práticas de saúde, ações sociais e proteção à natureza, por meio de atividades relacionadas à sustentabilidade, foram envolvidos cerca de 25 colaboradores da empresa que puderam aprender mais sobre essas boas práticas e registrá-las em um sistema online mobile feito sob medida para eles.
Para que essas ações pudessem ser categorizadas e aplicadas de forma prática, um software nos moldes do Sistema Milhas de Saúde foi remodelado pela Brasil Active para atender à SIM. O sistema inteligente motiva e gera ações de qualidade de vida nas empresas. Com tecnologia de monitoramento e acompanhamento é possível medir indicadores de saúde e participação, incentivar desafio de equipes e ter acesso ao ranking e premiação dos envolvidos.
“Descobri que era possível utilizar a água do ar-condicionado para fazer a limpeza e molhar as plantas. Coincidência ou não, fiquei grávida e passei a cuidar mais da minha saúde. Sem contar que tenho tido mais atividades de lazer com a família”, menciona a auxiliar de serviços gerais Jenoveva de Sousa, de 27 anos, ao explicar os resultados que obteve participando do programa.
A interatividade com a novidade fez com que ela mudasse a forma de ver a vida, passou a economizar mais água, cuidar mais da própria saúde e estar mais próxima da família.
Jenoveva, que também adotou as dicas para a rotina diária na sua casa, se engajou tanto que conquistou o primeiro lugar no desafio desenvolvido pela empresa e foi premiada com uma viagem para Caldas Novas.

Quem também aderiu à proposta foi o gerente administrativo e financeiro, Deivyd Junio Machado, que revela que a campanha trouxe uma mudança de hábito.
“Eu já fazia algumas coisas, mas as ações voltadas à reciclagem me chamaram mais atenção, como compra consciente de papel de empresas que investem em reflorestamento, separação do lixo para coleta seletiva em casa”, revela. Deivyd conquistou o segundo lugar na competição e foi premiado com R$ 200. “O valor é o que menos importa. O grande prêmio que conquistei foi o aprendizado e a mudança de hábitos que podem colaborar com o planeta”, finaliza.
Sistema é um incentivo à qualidade de vida
A responsável pela implantação do programa, Camila Storti, uma das fundadoras da Abissal Capitalismo Saudável, explica que o sistema online mobile é um incentivo à qualidade de vida. “Prático e fácil de manusear, tem como objetivo usar a tecnologia para integrar pessoas e equipes, além de incentivar a qualidade de vida e os hábitos saudáveis que impactam diretamente na produtividade e desenvolvimento pessoal”.
Segundo Paulo Silas, um dos diretores da SIM Engenharia, os objetivos do programa foram atingidos e todo o processo foi um grande aprendizado para todos os envolvidos. “Promover uma sociedade mais justa, como atividades ecologicamente corretas e economicamente viáveis é um propósito que envolve todos os colaboradores da empresa, por quem queremos também demonstrar nossa gratidão”, explica um dos diretores da SIM Engenharia, Paulo Silas.
(Com informações da Comunicação Sem Fronteiras)