Logo da CBIC
27/01/2022

Pílulas de conhecimento – Por que é importante o uso do BIM em obras públicas?

O Grupo CBIC Jovem está em plena atuação. No Pílulas de Conhecimento, no Instagram, a engenheira civil e especialista em BIM (Building Information Modeling), Daniele Ramos, reforça a importância de inovar no setor público e na construção civil por meio do BIM

O BIM não se trata de um software específico, mas sim de um conceito de virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades e informações inerentes aos projetos e todo ciclo de vida da construção de uma obra/edificação.

Importância do uso do BIM em obras públicas

Ao ressaltar o avanço do uso do BIM em obras públicas no Brasil nos últimos tempos, Daniele Ramos reforça que ainda há muito espaço para esse crescimento, tanto na parte de projetos quanto na parte de orçamento, gestão da edificação, da construção da edificação e da edificação durante o seu uso.

A especialista cita como exemplo da aplicação do BIM a questão do levantamento de quantitativos. “O BIM facilita a transparência e esse levantamento de quantitativos, o que pode reverberar no orçamento da obra, conferindo maior facilidade de fiscalização do uso desses recursos públicos’, frisa.

Acompanhe as ações do CBIC Jovem!

O assunto tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CRS/CBIC),  correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024