
Parceria garante imunização contra o sarampo na construção civil

Diante do recente surto de sarampo em vários estados do país, a conscientização sobre a importância da vacinação torna-se indispensável. Há mais de 20 anos o setor da construção civil do Rio de Janeiro, por meio do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), fechou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para imunizar os trabalhadores do setor no Rio contra inúmeras enfermidades, como:
- Hepatite B
- Febre amarela
- Difteria
- Tétano
- Sarampo
- Caxumba
- Rubéola
Desde 1997 já foram aplicadas mais de 500 mil doses em um dos públicos de dificílima adesão: o homem na idade produtiva. A intenção é somar forças junto ao Governo Federal para ajudar a baixar os índices de contágio e de surgimentos de novos episódios.
Diariamente, o Seconci-Rio coloca uma equipe de vacinação nos canteiros de obras da região metropolitana do RJ para fazer as aplicações e verificar as carteiras de vacinação dos operários, contribuindo para a mitigação dos casos de propagação do vírus.
Mais de 162 mil empregados da construção civil do Rio se beneficiaram desse procedimento em seus locais de trabalho.
Além disso, o Seconci-Rio também recebe em sua sede todos os trabalhadores da construção civil que quiserem se imunizar contra as mais diversas doenças. Não é preciso agendamento, apenas comparecer ao local com carteira de trabalho e contra-cheque, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
Introduzida no Brasil na década de 60, a vacina é o único meio de prevenção para a doença, que não possui tratamento e é contagiosa, transmitida por tosse, espirro, e tem como principais sintomas febre alta, coriza e olhos irritados. O sarampo em adultos pode trazer consequências graves, como pneumonia, diarréia, otite aguda (infecção no ouvido), encefalite (inflamações agudas do cérebro), podendo até mesmo provocar a morte.
(Com informações do O São Gonçalo)
(Foto: Divulgação)