Logo da CBIC
07/06/2021

Obras registram mínima elevação de casos de Covid-19

A 54ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19” apurou que os casos confirmados de contaminação por Covid-19 nos canteiros de obras do Estado de São Paulo registraram uma mínima elevação, de 0,24% para 0,27% do contingente de trabalhadores. O mesmo ocorreu com os casos suspeitos, que passaram de 0,34% para 0,37%.

Realizada semanalmente  pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), a enquete constatou que não se registraram óbitos entre as empresas pesquisadas, pela sexta semana consecutiva. O número de trabalhadores que estavam em internação hospitalar caiu de 6 para 5.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, recomendam a realização de rodas de conversa para que os trabalhadores possam se expressar sobre o cansaço que muitos sentem em manter rigidamente as medidas de prevenção.

“Essas rodas de conversa podem ocorrer nas DDRs ou nos momentos de descanso. Ouvir os trabalhadores sobre como estão lidando com o prolongamento da pandemia e motivar trocas de ideias entre eles pode ajudá-los a resistir e manter as medidas preventivas nas obras, trajetos e residências”, recomendam Senra e Ishikawa.

Nesta 54ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 578 obras, envolvendo 38.833 empregos diretos e terceirizados, de 27 de maio a 2 de junho.

Principais resultados da 54ª Pesquisa:

  • 0,37% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,27% afastados por confirmação da doença;
  • 578 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 87% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

45ª à 49ª

40ª à 44ª  

35ª à 39ª

30ª à 34ª

25ª à 29ª

19ª à 24ª

13ª à 18ª

7ª à 12ª

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024