Logo da CBIC
04/03/2024

Mulheres na Construção: desafios, conquistas e impacto na indústria 

A iniciativa “Elas Constroem”, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), destaca o crescente papel das mulheres no setor da construção, convidando profissionais atuantes para participarem da Semana das Mulheres. Nos últimos anos, o aumento da presença feminina no setor da construção desafia estereótipos e contribui significativamente para o crescimento e a diversificação da indústria. Mulheres que antes eram vistas apenas como exceções estão se destacando em diversas áreas, desde engenharia e arquitetura até operação de máquinas pesadas e gestão de projetos. 

 

Apesar dos desafios enfrentados, como preconceitos arraigados e falta de representatividade, as mulheres estão conquistando seu espaço, trazendo consigo habilidades únicas, perspectivas inovadoras e um profundo compromisso com a excelência. Empresas que reconhecem e valorizam a diversidade de gênero estão colhendo os frutos desse investimento, observando um aumento na eficiência, criatividade e satisfação no ambiente de trabalho. 

 

Além disso, são crescentes as iniciativas de capacitação e empoderamento implementadas para incentivar mais mulheres a ingressarem na construção, proporcionando oportunidades de formação profissional e apoio para enfrentar os obstáculos encontrados ao longo do caminho. Essa mudança cultural está transformando a indústria, tornando-a mais inclusiva e preparada para enfrentar os desafios do futuro.

 

À medida que mais mulheres se juntam às fileiras do setor, é essencial reconhecer e celebrar suas contribuições, destacando não apenas suas realizações individuais, mas também o impacto positivo que estão tendo na indústria como um todo. O futuro da construção é diverso, dinâmico e, cada vez mais, feminino.

  

Conheça Anamélia Adriano, engenheira civil com duas décadas de experiência em projetos. Como cofundadora e idealizadora da On.We Rede Colaborativa de Engenharia, ela está transformando o panorama dos projetos ao desenvolver metodologias de trabalho totalmente online. Sua iniciativa também oferece treinamentos especializados em Projetos em BIM, ampliando o alcance e a eficiência da engenharia moderna. 

 

A engenheira destaca a igualdade de gênero no campo da engenharia, afirmando que as mulheres estão liderando equipes e contribuindo significativamente para a inovação na construção. 

 

“Já testemunhei não só a mim, mas outras colegas engenheiras, liderando equipes de obra, equipes de projetos, de igual para igual com os homens, nós mulheres estamos definindo o caminho da inovação na construção”, destacou.  

 

Mesmo com o constante avanço no crescimento de mulheres na indústria da construção nos últimos anos, a desigualdade de gênero no setor ainda é bem considerável. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), no Distrito Federal, por exemplo, de 21.779 profissionais ativos no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), apenas 4.373 são mulheres.  

 

Adriano reconhece os desafios enfrentados pelas mulheres e destaca a determinação de cada uma que busca ocupar o seu espaço no setor, “Existem desafios, existem desigualdades e barreiras culturais que ainda precisam ser quebradas, cada capacete, cada plano, cada edifício, carrega a marca de uma mulher determinada a construir um futuro mais igualitário”, concluiu.  

 

Olhando para o futuro, em 2024, Anamélia deseja ver um aumento significativo de mulheres em todos os setores da indústria da construção, “Espero que em 2024 a gente veja muito mais mulheres em todos os níveis da construção, desde o trabalho no campo até as grandes decisões em escritórios. Quero ver mais mulheres liderando e mostrando seu valor em áreas técnicas também. Que o setor se abra mais para a diversidade e que as empresas façam de tudo para que todos se sintam bem e seguros. O sonho é que, daqui a pouco tempo, ver mulheres trabalhando na construção seja tão normal quanto ver homens, mostrando que todos têm espaço e valor no setor”, declarou. 

 

Ao longo da semana novas histórias de mulheres na construção serão contadas no site. Fique por dentro! 

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024