
MPD Engenharia implementa ações de boas práticas nos canteiros durante a pandemia

Há 37 anos no mercado, a MPD Engenharia é reconhecida por sua atuação responsável com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade. Esse reconhecimento é evidenciado pelo fato de a empresa ter figurado no ranking das ‘Melhores Empresas para se Trabalhar’ por 7 anos consecutivos, além de acumular diversos prêmios ao longo das suas quase 4 décadas de existência. Diante do cenário apresentado com a chegada da pandemia do coronavírus ao país (COVID-19), sua postura não poderia ser diferente.
O segmento da construção civil foi considerado essencial. Sendo assim, com a finalidade de preservar a saúde, segurança e a integridade física de todos os profissionais, diretos e indiretos, a MPD Engenharia muito rapidamente iniciou uma série de ações preventivas. De acordo com Carlos Cristofani, gerente de segurança no trabalho da MPD, o objetivo foi munir os profissionais de informações sobre a doença, seus sintomas e adotar medidas preventivas necessárias para evitar o contágio. Além de implantar procedimentos orientados pelo corpo médico, para garantir padronização e rapidez em caso de contaminação, assegurando assim o mínimo de impacto nas pessoas, nos canteiros e consequentemente nas famílias dos trabalhadores.
“A chegada do coronavírus exigiu adaptação ao novo, cautela, empatia, conscientização e reflexão. A pandemia despertou nas pessoas, independentemente de sua atuação, a preocupação, a incerteza e muitas vezes o medo. Por isso, a atuação da empresa neste momento foi oferecer o máximo de informação possível para que todos os profissionais e dependentes se sentissem informados, acolhidos e, apesar de todas as incertezas em torno do tema, relativamente seguros”, destacou.
A empresa implementou inúmeras ações. Confira algumas das iniciativas:
- Isolamento de colaboradores do grupo de risco;
- Home office;
- Palestras informativas nas áreas;
- campanha de vacinação contra a gripe;
- Teste rápido e pcr;
- Distribuição de máscaras de proteção
- Higienização de ferramentas;
- Aferição de temperatura corporal;
- Ampliação da equipe médica;
- Sanitização por nebulização;
- Distanciamento nos locais de refeições;
- Ações de conscientização;
- Cuidados com saúde mental;
- Cabine de desinfecção;
- Totem de álcool gel;
- Distanciamento seguro nas portarias;
- Entrega de kits de higienização;
- Restrição no uso de elevadores;
A matéria tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).