Logo da CBIC
29/04/2020

Covid-19: Medidas adotadas para manter o setor ativo no Rio de Janeiro

A Construção Civil do Rio de Janeiro, diante da pandemia do novo coronavírus, adotou diversas medidas visando a segurança e o bem estar do trabalhador, sem que tenham que paralisar suas atividades. Medidas sanitárias mais rígidas e vistorias às obras com o objetivo de prevenir a propagação do vírus estão sendo realizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), capitaneado pelo Serviço de Atendimento à Obra (SAO).

Equipes treinadas têm visitado os canteiros para realizar o controle sobre condições de higienização das áreas comuns e orientar os trabalhadores quanto às medidas de prevenção, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cuidados no deslocamento casa- trabalho. Nas vistorias também estão sendo distribuídos materiais educativos como cartazes e flyers.

Diversas outras iniciativas também foram tomadas para manter o setor dinâmico, ainda que de modo parcial. Foi aberto um cadastro de reserva para os interessados nos cursos de capacitação que serão oferecidos assim que a rotina tiver sido reestabelecida. Quando as atividades forem retomadas, a equipe do Seconci-Rio entrará em contato com os candidatos, seguindo a ordem de inscrição por e-mail.

A tecnologia está presente também nas lives que estão sendo exibidas nos canais do Seconci-Rio e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio)  no YouTube, com o objetivo de propagar informação e promover a interatividade dentro do atual cenário de quarentena. Os temas são diversos e a apresentação conta com convidados especiais, sempre envolvendo questões sobre a indústria da Construção Civil, todas as quintas-feiras, às 15h.

Apesar dos atendimentos ambulatoriais eletivos estarem suspensos, o Seconci-Rio continua a realizar exames ocupacionais (admissional e demissional) na sede da Praça da Bandeira. A equipe médica tem trabalhado em regime de plantão e todos os setores estão acessíveis, via e-mail ou whatsapp.

Para complementar a rede de apoio, o Sinduscon-Rio está oferecendo orientação jurídica aos seus associados, envolvendo questões trabalhistas, previdenciárias, empresariais e tributárias – ajuda mais do que bem-vinda nesse momento de tantas incertezas, por meio do formulário contido no site.

São atitudes como essas que fortalecem o setor para seguir acreditando no futuro, por mais difícil que o presente possa parecer, porque a pandemia vai passar, mas a construção civil fica.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações do Seconci-Rio)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.