Logo da CBIC
16/05/2018

Grupo CBIC Jovem discute os desafios do setor e a importância das entidades representativas durante o 90º Enic  

Os Sindicatos da Indústria da Construção (Sinduscon) devem abrir espaço e se transformar em ferramentas importantes para o desenvolvimento de novas lideranças do setor. “O Sinduscon deve ser uma incubadora de profissionais”, principalmente dar amparo aos estudantes de engenharia que saem das universidades, defendeu Diogo Maldi, da ala jovem do Sinduscon-GO.

Maldi foi um dos participantes da reunião do CBIC Jovem, resultado do projeto de Desenvolvimento de Lideranças, projeto que conta com a realização da CBIC e correalização do SESI Nacional. Ele está na comissão que vai partilhar experiências nesta quinta-feira, dia 17,  a partir das 19h30, no evento “Papo de Líder”, na Universidade Federal de Santa Catarina.

“O objetivo é fazer uma aproximação da academia com nossas entidades”, como os Sinduscons e a CBIC, explicou Ana Claudia  Gomes, presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC. “Vamos conversar sobre os desafios do setor da construção e a importância das entidades representativas para a superação desses desafios”, explicou o consultor Ayrton Ferreira, um dos coordenadores da reunião.

Para Maldi, os alunos de último ano de engenharia precisam do apoio de alguma entidade de classe, para se lançar no mercado e até para se situarem sobre o que está acontecendo. O Sinduscon seria esse espaço, afirmou.

Representante da ala jovem do Sinduscon de Caixas do Sul (RS), Lucas Trentin relatou ações realizadas em seu sindicato, como a concessão de prêmios a jovens talentos em estímulo ao desenvolvimento de novos temas nos trabalhos finais dos estudantes de engenharia.

O tema sucessão nas empresas familiares foi levantado por Ligia Valois, administradora e formada em marketing, como subsídio que o grupo pode dar. “É complicado ter que assumir um negócio que o seu pai fez a vida inteira”, disse ela. Segundo Ferreira, ensinar a “fazer o novo” é uma das funções do grupo récem criado.

Precedida por debates em São Paulo, por exemplo, a reunião do CBIC Jovem foi um dos primeiros eventos do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sesi,  Senai, Fiesc, Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Asic-SC), Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), Banco do Brasil e Governo Federal.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024