Logo da CBIC
07/05/2020

Governo Federal declara construção civil atividade essencial

O presidente da República Jair Bolsonaro assinou nesta quinta-feira (7) – durante reunião com o presidente da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e outros representantes da Coalizão Indústria – um decreto que classifica a construção civil como mais um serviço essencial ao país. A medida facilita a continuidade de obras desde que respeitados os cuidados para prevenir a transmissão da Covid-19. “A partir de agora não tem mais problema para que o pessoal possa trabalhar nessa área, obviamente respeitando algumas determinações do Ministério da Saúde”, afirmou Bolsonaro.

Para Martins a medida é recebida como um reconhecimento ao setor. “Muitos estados já reconheciam essa condição. A grande vantagem do setor da construção é a sua capacidade de irrigar a economia como um todo, funcionando como uma locomotiva que puxa 97 vagões ligados diretamente ao setor”, destacou Martins.

Desde o início da pandemia no Brasil, os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) têm trabalhado no sentido de auxiliar as empresas a observarem as medidas protetivas para combater o coronavírus nos canteiros de obras. Têm sido elaboradas cartilhas, protocolos, vídeos a serem repassados aos trabalhadores, visitas orientativas nas empresas e parcerias para manutenção de profissional de saúde nas obras para monitoramento dos trabalhadores. Além disso, no caso específico do Seconci-SP, foram adquiridos testes para testagem de trabalhadores conforme demandado pelas empresas. “Estamos acompanhando continuamente os acontecimentos para levar às empresas o conhecimento e informações atualizadas”, ressalta o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro de Araujo.

Leia mais: Coalizão Indústria discute situação do setor produtivo com Bolsonaro

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2025

Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.