Logo da CBIC
22/05/2017

Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC)

O Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) é o espaço de participação coletiva para realização de debates, proposição e implementação de soluções inovadoras, disseminação de boas práticas e troca de experiências entre os diversos atores da indústria da construção.

NOSSA MISSÃO é alavancar o impacto social da cadeia produtiva, fortalecendo a geração de valor nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Para a gestão 2014-2017, foram planejadas ações estratégicas para disseminar os conceitos de responsabilidade social, investimento social privado e sustentabilidade na cadeia produtiva da indústria da construção no Brasil.

NOSSA VISÃO – Ser referência na disseminação dos conceitos de responsabilidade social, investimento social privado e sustentabilidade para a cadeia produtiva da indústria da construção no Brasil.

METODOLOGIA DE TRABALHO – Promover a participação efetiva das 80 entidades associadas a CBIC. através da criação de grupos de trabalho (GT) por pilares de atuação elegendo um estado responsável.

Conheça os projetos em andamento:

Direitos humanos

Inclusão de grupos vulneráveis

A indústria da construção tem papel central no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Envolve uma enorme cadeia produtiva, que inclui uma grande parcela menos favorecida da população. Ciente dessa responsabilidade, a CBIC trabalha para que a inclusão historicamente promovida pelo setor, seja ainda mais ampla, coordenada e qualificada.

Mulheres em Construção

A mulher tem ampliado sua participação em praticamente todos os setores econômicos. A construção entretanto, especialmente o canteiro de obra, é ainda um ambiente predominantemente masculino. Para estimular a inclusão feminina, a CBIC desenvolve pesquisas e ações, articula forças, busca soluções às questões cotidianas envolvidas, promove inciativas de capacitação profissional e a conscientização das empresas e trabalhadores.

Pessoas com Deficiência

Com o objetivo de apoiar às empresas na administração da lei de cotas de PCD, uma série de ações são estruturadas a partir das entidades setoriais (Sinduscon e Seconci). Para tanto, estudos e pesquisas tem sido realizados com o objetivo de mapear as melhores práticas e divulgar entre as empresas e entidades do setor.

Práticas justas de operação

Promoção da Responsabilidade Social na sua esfera de influência

Seminários Regionais

Por meio do Fasc, a CBIC percorre o Brasil disseminando a responsabilidade social. O objetivo é promover a internalização dos valores e práticas socialmente responsáveis na gestão e nos processos das empresas. A iniciativa promove o diálogo e permite a troca de experiências, transformando as empresas em parceiras na construção de uma sociedade mais justa, paritária e inclusiva, de forma alcançar o desenvolvimento social e econômico.

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Realizado anualmente desde 2005, a premiação é a maior iniciativa de reconhecimento das práticas socialmente responsáveis do setor no Brasil. Mais do que reconhecer e dar visibilidade aos projetos que fazem a diferença, o Prêmio estimula o desenvolvimento da gestão da responsabilidade social nas empresas e instituições. Os critérios, alinhados aos temas da ISO 26000, são objetivos e transparentes. As avaliações são realizadas por comissão julgadora qualificada e isenta e por consultoria independente. Com isso, é possível apontar os pontos fortes de cada projeto e as oportunidades de melhoria.

Ética e Compliance na Construção

Este projeto foi desenhado com 3 fases: Advocacy, Engajamento e Materialidade, e tem como objetivo despertar uma maior consciência em relação à ética e ao compliance, de forma que, esses conceitos sejam fortalecidos na cultura das organizações do setor Construção e em toda a sua Cadeia de Valor.

Práticas de trabalho

Dia Nacional da Construção Social

É o maior evento do setor voltado à promoção do conceito da responsabilidade social empresarial. Reúne anualmente cerca de 80 mil pessoas em mais de 30 cidades por todo o Brasil, oferecendo gratuitamente serviços em saúde, lazer e cidadania. É uma grande demonstração de união e poder de mobilização de um setor que trabalha para construir o país e que se reúne para comemorar as suas conquistas sociais.

Programa de Gestão da Qualificação Setorial

Desempenho é resultante de conhecimento, habilidade e atitude. Ciente disso, a CBIC trabalha em parceira com as entidades locais para que elas possam gerir de forma mais efetiva programas de qualificação dos profissionais.

Programa de Desenvolvimento de Líderes

Via de regra, engenheiro e técnico são formados para dominar a técnica das suas áreas de atuação. Mas no dia a dia, enfrentam o desafio de mostrar resultado por meio do desempenho de outras pessoas. Surge a necessidade de uma capacitação complementar, que envolve entender sobre motivação, sobre o comportamento humano em outras áreas. Para suprir essa necessidade, a CBIC busca parcerias e desenvolve programas de educação focados nesse público.

Fórum de ação social e cidadania da CBIC. A indústria da construção unida para alavancar o impacto social do setor.

Confira, a seguir, o calendário das reuniões do Fasc/CBIC. Participe!

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024