Logo da CBIC
27/09/2018

FASC/CBIC participa do Encontro Nacional dos Seconcis em São Paulo

Começou nesta quinta-feira (27/09), na sede do Seconci-SP, em São Paulo, o Encontro Nacional dos Seconcis (Ense). Presente ao evento, a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Cláudia Gomes, comentou um a um os projetos que estão sendo liderados pelo Fasc, em parceria com o Sesi Nacional, no ciclo (2018/2019): Dia Nacional da Construção Social (DNCS); Desenvolvimento de Lideranças; Prêmio CBIC de Responsabilidade Social; Ética e Compliance na Construção, e Boas Práticas. Ao destacar os últimos dois projetos, Ana Cláudia informou que a executiva do Seconci Brasil, Denise Noleto, participará, como ouvinte, do curso Semipresencial em Ética e Compliance. “O objetivo é capacitar a executiva de modo que ela possa disseminar as informações recebidas para os Seconcis de todo Brasil, auxiliando assim na propagação de conceitos relevantes como os de ética, integridade e compliance, conceitos esses que serão cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho”, mencionou.

Em relação ao projeto Boas Práticas na Construção, Ana Cláudia Gomes citou o estudo Impactos dos Seconcis no Combate à Informalidade, realizado pela NHK e Fundação Dom Cabral em 2017, a pedido do Fasc/CBIC. Foi investigado, entre outros temas, a percepção do trabalhador e das empresas do setor da construção em relação ao papel social do Seconci. “Nosso principal trabalho no Fórum está efetivamente ligado à ética e compliance. A CBIC dissemina esse tema há três anos com seminários, num primeiro momento; num segundo momento com capacitação para que possamos ter legitimidade sobre a importância do tema”, mencionou Ana Cláudia.

“O grau de conhecimento entre os trabalhadores formais sobre o Seconci chega a 75% e, infelizmente, entre os informais cerca de 70% não conhecem a entidade”, apontou o coordenador técnico da Fundação Dom Cabral, Rafael Tello. Segundo a pesquisa, entre as empresas esse número cai bastante: cerca de 40% das entidades do setor entrevistadas não conhecem o trabalho da entidade, ou seja, ainda há um mercado considerável para crescimento. Foi destacado ainda que os trabalhadores reconhecem a importância e a qualidade dos serviços oferecidos pelos Seconcis, mas que as empresas têm dificuldade de ver esse valor. O resultado do estudo estará disponível amanhã (28/09), no site da CBIC.

A pesquisa abrange aspectos da responsabilidade social no setor; do retorno de investimento em responsabilidade social (ROI), e dos impactos da informalidade na construção. “Levantamos dados em 11 estados e ouvimos profissionais formais e informais, representantes de empresas da construção; contamos com o apoio de diversos Seconcis para conseguir ter acesso e fazer uma leitura sobre o setor e o impacto que as entidades provocam na sociedade”, explicou Rafael Tello.

A abertura do evento focou a Responsabilidade social e o papel do Seconci na Indústria da construção. “Sabemos que estamos passando por dificuldades nas nossas entidades e sindicatos e, mesmo assim, estamos aqui para tratar de assuntos de interesse e relevância como e-Social, contribuição sindical, entre outros”, comentou o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, agradecendo a presença de todos.

“Quando você vê uma entidade como o Seconci, que está em vários estados, a importância que tem para a sociedade brasileira; o quanto nós colaboramos com o Sistema Único de Saúde do País; o que fazemos é fundamental, porque estamos desafogando o SUS”, destacou o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, ressaltando que o encontro possibilita aos participantes e representantes das entidades a troca de conhecimento de uma atividade social que é feita de forma muito importante no Brasil.

(Com informações do Seconci Brasil)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024