Logo da CBIC
27/09/2018

FASC/CBIC participa do Encontro Nacional dos Seconcis em São Paulo

Começou nesta quinta-feira (27/09), na sede do Seconci-SP, em São Paulo, o Encontro Nacional dos Seconcis (Ense). Presente ao evento, a presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Cláudia Gomes, comentou um a um os projetos que estão sendo liderados pelo Fasc, em parceria com o Sesi Nacional, no ciclo (2018/2019): Dia Nacional da Construção Social (DNCS); Desenvolvimento de Lideranças; Prêmio CBIC de Responsabilidade Social; Ética e Compliance na Construção, e Boas Práticas. Ao destacar os últimos dois projetos, Ana Cláudia informou que a executiva do Seconci Brasil, Denise Noleto, participará, como ouvinte, do curso Semipresencial em Ética e Compliance. “O objetivo é capacitar a executiva de modo que ela possa disseminar as informações recebidas para os Seconcis de todo Brasil, auxiliando assim na propagação de conceitos relevantes como os de ética, integridade e compliance, conceitos esses que serão cada vez mais exigidos pelo mercado de trabalho”, mencionou.

Em relação ao projeto Boas Práticas na Construção, Ana Cláudia Gomes citou o estudo Impactos dos Seconcis no Combate à Informalidade, realizado pela NHK e Fundação Dom Cabral em 2017, a pedido do Fasc/CBIC. Foi investigado, entre outros temas, a percepção do trabalhador e das empresas do setor da construção em relação ao papel social do Seconci. “Nosso principal trabalho no Fórum está efetivamente ligado à ética e compliance. A CBIC dissemina esse tema há três anos com seminários, num primeiro momento; num segundo momento com capacitação para que possamos ter legitimidade sobre a importância do tema”, mencionou Ana Cláudia.

“O grau de conhecimento entre os trabalhadores formais sobre o Seconci chega a 75% e, infelizmente, entre os informais cerca de 70% não conhecem a entidade”, apontou o coordenador técnico da Fundação Dom Cabral, Rafael Tello. Segundo a pesquisa, entre as empresas esse número cai bastante: cerca de 40% das entidades do setor entrevistadas não conhecem o trabalho da entidade, ou seja, ainda há um mercado considerável para crescimento. Foi destacado ainda que os trabalhadores reconhecem a importância e a qualidade dos serviços oferecidos pelos Seconcis, mas que as empresas têm dificuldade de ver esse valor. O resultado do estudo estará disponível amanhã (28/09), no site da CBIC.

A pesquisa abrange aspectos da responsabilidade social no setor; do retorno de investimento em responsabilidade social (ROI), e dos impactos da informalidade na construção. “Levantamos dados em 11 estados e ouvimos profissionais formais e informais, representantes de empresas da construção; contamos com o apoio de diversos Seconcis para conseguir ter acesso e fazer uma leitura sobre o setor e o impacto que as entidades provocam na sociedade”, explicou Rafael Tello.

A abertura do evento focou a Responsabilidade social e o papel do Seconci na Indústria da construção. “Sabemos que estamos passando por dificuldades nas nossas entidades e sindicatos e, mesmo assim, estamos aqui para tratar de assuntos de interesse e relevância como e-Social, contribuição sindical, entre outros”, comentou o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, agradecendo a presença de todos.

“Quando você vê uma entidade como o Seconci, que está em vários estados, a importância que tem para a sociedade brasileira; o quanto nós colaboramos com o Sistema Único de Saúde do País; o que fazemos é fundamental, porque estamos desafogando o SUS”, destacou o presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, ressaltando que o encontro possibilita aos participantes e representantes das entidades a troca de conhecimento de uma atividade social que é feita de forma muito importante no Brasil.

(Com informações do Seconci Brasil)

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.