
Entidades de todo o Brasil se preparam DNCS 2023, que acontece em agosto

No dia 19 de agosto, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza a 16ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). A ação, organizada pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade, em parceria com o Sesi Nacional, conta com a adesão de entidades locais para proporcionar um momento dedicado aos trabalhadores da construção e seus familiares. A ação oferece diversas atividades aos profissionais, como serviços gratuitos de saúde, cidadania, lazer, educação e qualificação profissional.
Este ano, a campanha tem como tema “Construindo dias melhores. Juntos” e conta com a adesão de 15 entidades espalhadas pelo Brasil. Desde sua primeira edição, realizado em 2007, o evento já promoveu 4,2 milhões de atendimentos e alcançou cerca de 891 mil pessoas.
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) tem a expectativa de receber 1.500 trabalhadores e familiares e pretende realizar ações de cidadania, saúde e lazer que incluem casamento comunitário, inscrição na CNH social, orientação sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), atualização ou inclusão no Cad Único, realização do cartão cidadão ou sênior para o transporte público municipal, corte de cabelo, oficina e distribuição de mudas de plantas, aferição de pressão e glicemia, triagem em saúde bucal com distribuição de kits de higiene, vacinação, futebol de sabão, entre outras atividades.
Para o presidente da Ademi-AL, Marcelo Saldanha, organizar o DNCS é um motivo de alegria e satisfação. “Esse evento é marcado pela conjugação de esforços do setor da construção, de nossos parceiros e de voluntários, para proporcionar ao nosso trabalhador e aos seus familiares um dia diferente, com muitas ações de cidadania, saúde e principalmente de lazer. Nossa expectativa é de um grande evento com participação massiva de todos os profissionais que integram as nossas construtoras associadas, com muita festa, alegria e confraternização”, apontou.
Já em Manaus, o diretor do Sinduscon-AM e presidente do Seconci Manaus, Manuel Gomes de Figueiredo, destacou que o evento é uma oportunidade para valorizar o profissional do setor. “É um momento de confraternização entre os realizadores, as empresas e os trabalhadores. Também é uma ótima oportunidade para firmar parcerias com apoiadores e voluntários e com isso proporcionar variados serviços ao trabalhador e seus familiares”, apontou.
O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).