Logo da CBIC
23/01/2019

Renovação do Congresso Nacional é pauta da Coluna Radar Responsabilidade Social

Fonte: www.ethos.org.br / 23.01.2019

As novas configurações do Senado Federal e da Câmara dos Deputados foram enfatizadas

Nas duas últimas semanas, Felipe Saboya, diretor-adjunto do Instituto Ethos, falou sobre as mudanças que as últimas eleições trouxeram para o Congresso Nacional.

No dia 1º de fevereiro os senadores e deputados eleitos tomarão posse dos cargos trazendo um alto índice de renovação nas cadeiras. Entretanto, Felipe ressaltou que, mesmo com taxa recorde de substituição de eleitos, alguns “políticos tradicionais” permanecem no Congresso.

Além disso, mais partidos foram eleitos, o que pode levar a uma maior fragmentação do poder, dificultando o diálogo, apesar de toda a renovação política.

A coluna também abordou questões a respeito da diversidade racial e de gênero no Congresso Nacional. Tanto no Senado como na Câmara, a participação de mulheres e negros está em crescimento, porém em uma velocidade ainda muito lenta e tímida.

Nesse contexto, Felipe aponta como a sociedade e a iniciativa privada podem ser parte dessas mudanças e exercer o controle social. Iniciativas tecnológicas para acompanhar os mandatos e políticas empresariais de diálogo e transparência com o poder público foram ressaltadas como boas alternativas.

Você pode ouvir os programas na íntegra aqui e aqui.

Por: Laís Thomaz, do Instituto Ethos
Foto: Unsplash

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024