Logo da CBIC
17/08/2019

#DNCS2019: Serviços de saúde e lazer são destaques da ação de Goiânia

Na manhã ensolarada deste sábado (17), centenas de trabalhadores da construção civil, seus familiares, moradores da vizinhança e diversos convidados aproveitaram as atividades oferecidas no Dia Nacional da Construção Social (DNCS) realizado em Goiânia, na sede do Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), no Setor Jardim América.  Foram prestados 2.355 atendimentos em saúde, educação, cidadania e lazer gratuitamente para as 777 pessoas que compareceram ao local.

O evento é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Sesi Nacional e localmente é promovido pelo Sindicato da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon) e pelo Seconci Goiás. Dentre os principais serviços, além de consulta nas especialidades médicas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, fonoaudiologia e odontologia:

  • Emissão de RG
  • Orientações jurídicas
  • Mostra de tecnologia
  • Tecnologia no cotidiano
  • Corte de cabelo masculino
  • Formalização do Microempreendedor Individual (MEI)
  • Atividades recreativas como teatro e música, destacando-se a área de saúde com orientação sobre escovação infantil e aplicação de flúor
  • Aferição de pressão arterial
  • Teste de glicemia
  • Cálculo de IMC e exame de bioimpedância

O presidente do Seconci-GO, Célio Eustáquio de Moura, expressou sua alegria em realizar a edição 2019 do DNCS na sede da entidade, após três anos sem realizar a ação em Goiânia. Ele também destacou a satisfação em ver o sucesso do evento que contou com uma participação expressiva dos trabalhadores, que chegaram cedo para prestigiar o dia dedicado a eles.

“Retornamos com este projeto pois ele objetiva estimular os profissionais a cuidarem com mais afinco de sua saúde e segurança no trabalho. Os resultados deste dia são sentidos de forma positiva posteriormente também, pois aumenta a conscientização quanto a estas questões”, afirmou.

Segundo Moura, mesmo com recursos escassos foi possível obter um resultado muito exitoso, que superou as expectativas, em virtude da competência e dedicação da equipe envolvida na organização e todos os voluntários que somaram 150 pessoas, além do apoio de todas as instituições parceiras como Sesi/Senai, Senac, Sebrae, Ademi-GO e Sicoob.

Já o presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Filho, enalteceu a importância da iniciativa na valorização dos trabalhadores e no estímulo à busca constante pelo aprimoramento profissional para que estes possam acompanhar as evoluções do mercado. “O mundo está mudando, e você? Devemos fazer essa pergunta a nós mesmos e nos preparar constantemente para os novos desafios do trabalho. Com este tema do DNCS deste ano, nos propomos a incentivar a melhoria do desempenho e o crescimento individual dos profissionais, como forma de valorizá-los, pois são a razão de todo esse evento”, comentou.

Admirado com toda a estrutura montada e a organização dos serviços oferecidos, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Ênio Caiado Rocha Lima, que representou o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, durante o evento, elogiou a iniciativa e se mostrou surpreso. “Estou maravilhado com a infraestrutura e todos os serviços oferecidos com tecnologia e modernidade. Eu ainda não havia visto algo parecido”, declarou.

 Saúde e diversão

Dentre os serviços com mais procura na edição 2019 do Dia Nacional da Construção Social se destacaram os da área da saúde e de lazer. Foram realizadas 180 aferições de pressão arterial; 136 testes de glicemia; 157 consultas médicas e fonoaudiologia; 117 atendimentos odontológicos, com profilaxia e tartarectomia; 102 exames de bioimpedância e cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), etc.

Na área de lazer foram mais de 370 atendimentos prestados com as intervenções educativas do Sesi, por meio de esquetes teatrais; show com o grupo de samba raiz Prosa de Botequim; além de muita diversão na área infantil com pula-pula, tobogã e piscina de bolinhas.

José Gomes da Silva, 61 anos, faz parte do público que buscou atendimento em saúde e aferiu a pressão arterial. O pedreiro com 25 anos de profissão, levou a esposa, Elizabete Barbosa, como forma de incentivá-la a fazer um checkup da saúde. Para ele, este evento tem uma grande importância para que os profissionais da construção e seus dependentes conheçam o que a entidade oferece e possam aproveitar dos benefícios também no dia a dia.

Aristóteles Pereira de Souza, 50 anos, é ajudante de pedreiro há 7 anos e foi ao Dia Nacional da Construção Social para levar as filhas, Raíssa e Raylane Gomes de Souza, para fazer um tratamento odontológico. As meninas foram atendidas e ficaram encantadas com o bom atendimento. A jovem Raíssa, de 12 anos, foi atendida pela odontóloga Angélica Siqueira, juntamente com a auxiliar Kássia Naisa.

Já Aparecida Pereira Costa Evangelista, 57 anos, esposa do operador de máquinas, Carlos Rosa Evangelista Júnior, foi ao DNCS junto com a filha, Claudia Lorraine Rosa, de 22 anos, em busca de atendimento oftalmológico para as duas. Seu esposo passou pelo local com elas e foi trabalhar. Felizes, ambas foram atendidas rapidamente e se mostraram muito satisfeitas. Após o atendimento, mãe e filha aproveitaram para aferir a pressão arterial, fazer o teste de glicemia e ainda usufruíram de alguns momentos de lazer.

Serviços de cidadania atraem o interesse do público

Ilza Rodrigues e o esposo José Raimundo Ribeiro comparecem ao DNCS 2019 com o objetivo de fazer o RG da filha do casal de 15 anos, a Laura Beatriz Rodrigues. Saíram realizados com o procedimento efetivado com sucesso. É a primeira vez que a família vai ao Dia da Construção, mas o carpinteiro, José Raimundo, já conhece a entidade onde, inclusive, faz um tratamento de fisioterapia para tratar um problema na coluna.

“Estou fazendo fisioterapia aqui há uns três meses e estou muito contente. Os resultados têm sido muito bons”, declarou. Sua esposa enalteceu a iniciativa por ser uma oportunidade para as pessoas resolverem questões pessoais que não conseguem fazer no decorrer da semana por falta de tempo.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é realizado siultaneamente em 30 localidades do País, com a promoção da CBIC, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil.

(Foto: Alex Malheiros)

 

 

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024