Logo da CBIC
06/04/2020

Covid-19: Seconci Brasil esclarece sobre o uso de máscaras caseiras

Foto: Sul 21

A Associação dos Serviços Sociais da Indústria da Construção Civil (Seconci-Brasil) recomenda o uso de máscaras caseiras de tecido pelos trabalhadores do setor da construção, tanto nos deslocamentos para o trabalho/casa quanto no canteiro de obras para aqueles que não necessitam usar máscara específica da atividade a título de Equipamento de Proteção Individual (EPI). As máscaras, conforme sugerido pelo Ministério da Saúde, funcionam como barreiras na propagação da doença.

Ressalta, contudo, que haja orientação correta sobre a confecção, manuseio, lavagem e reutilização da máscara, conforme descrito na nota técnica do Ministério da Saúde.

A indicação está pautada nas orientações e determinações técnicas das autoridades de saúde: Ministério da Saúde, Conselho Federal e Regional de Medicina e, em especial, nesse momento da pandemia do coronavírus, da Sociedade Brasileira de Infectologia, conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde e Nota de Esclarecimento da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o uso das máscaras.

Em razão da escassez de EPIs em diversos países, em especial das máscaras cirúrgicas e N95/PFF2, para o uso de profissionais nos serviços de saúde, o Ministério da Saúde recomenda que máscaras cirúrgicas e N95/PFF2 sejam priorizadas para os profissionais para garantir a manutenção dos serviços de saúde.

O uso de máscaras caseiras, por tanto, passa a ser um fenômeno internacional no enfrentamento da Covid-19 visando minimizar o aumento de casos. As pesquisas têm apontado que a sua utilização impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

As máscaras caseiras podem ser produzidas em tecido de algodão, tricoline, TNT, ou outros tecidos, que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

Conheça a Associação Seconci-Brasil

Criada em 2011, a Associação Seconci-Brasil conta com Serviços Sociais da Construção Civil (Seconcis) em 29 municípios, em 10 estados brasileiros, permitindo o alcance de cerca de 630 mil trabalhadores e seus familiares.

Além da assistência em medicina e odontologia, os Seconcis expandiram sua atuação, oferecendo às empresas os serviços de medicina ocupacional e segurança do trabalho, em atendimento às Normas Regulamentadoras, com qualidade e confiabilidade. Confira os dados gerais dos serviços sociais da indústria da construção:

 

Dados Gerais

  • 9.042 empresas contribuintes
  • 638.723 beneficiários
  • 1.622 funcionários e prestadores de serviço

 

Programas Ocupacionais/Ano

  • 4.000 empresas atendidas com Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
  • 5.432 empresas atendidas com Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) ou Programa de Controle de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil (PCMAT)
  • 246.558 Trabalhadores cobertos pelo PCMSO
  • 116.015 Trabalhadores treinados/ano

 

Atendimentos Assistenciais

  • 571.255 consultas médicas/ano
  • 428.587 consultas odontológicas/ano
  • 1.282.441 exames complementares /ano
COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.