Logo da CBIC
17/08/2019

#DNCS2019: 700 pessoas participam na região metropolitana de BH

A manhã deste sábado (17/08) começou animada no Clube do Trabalhador do Sesi de Betim: cerca de 700 trabalhadores da construção civil mineira e seus familiares tiveram um dia voltado para o lazer, a saúde e a cidadania no Dia Nacional da Construção Social (DNCS 2019). A edição de Belo Horizonte é  organizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e seu braço social, o Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (Seconci-MG). 

O DNCS é um exemplo da preocupação do setor de construção civil com seus trabalhadores. Durante o evento, foram realizados 2.465 atendimentos, que contaram com a colaboração de 155 voluntários.

O tema desta edição, “O mundo está mudando, e você?”, permeou diversas atividades oferecidas ao longo do dia. Quem participou do evento pôde aproveitar a oportunidade para se informar sobre programas de Ensino de Jovens e Adultos à Distância, cursos oferecidos pelo Senai, e ferramentas voltadas para a segurança do trabalho. Uma das atrações mais concorridas foi a parede interativa do Senai Paulo de Tarso, na qual é possível conferir, na prática, conceitos de alvenaria, drywall, técnicas de pintura, aplicação de cimento queimado e várias outras inovações e tecnologias do setor de construção civil.

O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Junior, participou do evento e ressaltou a importância da responsabilidade social empresarial. “Estamos aqui mais uma vez no Dia Nacional da Construção Social, onde as empresas associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG, nesse clube maravilhoso do Sesi, oferecem aos seus trabalhadores o melhor que se pode oferecer: diversão, lazer, promoção à saúde, à cultura e à cidadania. Os funcionários são as joias das nossas empresas e eles são grandes aliados no crescimento do país”.

A presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, esteve mais uma vez presente no evento, e destacou sua importância no calendário da construção civil nacional: “é um momento de estarmos cada vez mais próximos dos nossos colaboradores. Somos o setor que mais emprega no país, e é uma preocupação nossa que essas pessoas tenham uma vida social digna. Nós do Seconci-MG, do Sinduscon-MG,  do Sesi e da Fiemg estamos juntos neste dia para reforçar a importância que o trabalhador da construção civil tem para o nosso país.”

A Unidade Móvel Odontológica foi um dos lugares mais visitados na área da saúde. Os participantes puderam fazer limpeza dos dentes e receberam orientações sobre a importância de se manter a saúde bucal em dia.

Aferição de pressão arterial por voluntários do Laboratório São Paulo, testes de glicemia (Laborclínica) e acuidade visual (Ótica Diniz) também foram alguns dos serviços oferecidos. Além deles, exames de palpação de mamas, incluindo orientações sobre como se prevenir contra o câncer de mama; testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; e vacinação contra doenças como febre amarela e tríplice viral também foram realizados com apoio da Prefeitura Municipal de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Faculdade Unincor.

Júlia Gonçalves de Jesus, chefe administrativa da Sengel Construções, participou das ações de saúde. Ela adorou o atendimento: “Conferi a minha glicemia e a pressão arterial. Esse trabalho de promoção à saúde no Dia Nacional é importante porque ajuda o  trabalhador e sua  família a ficarem mais conscientes de que a saúde é um bem, o nosso maior patrimônio”, reflete.

Mesmo sendo um dia para celebrar a responsabilidade social de forma harmoniosa e alegre, o DNCS também tratou de temas sérios. Foi o caso do esquete cênico “Quando Agir?”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, apresentado ao lado do deck da piscina, e que abordou a violência doméstica e familiar contra a mulher. A peça foi apresentada pelo grupo de teatro empresarial Todo Cultura e foi aplaudida pelos presentes.

A criançada também se divertiu na festa do trabalhador da construção civil. Teve muita brincadeira na rua do lazer, área para desenhar e colorir e pintura facial infantil. Mais de 500 livros foram arrecadados, por meio de uma campanha solidária realizada pelo Sinduscon-MG e pelo Seconci-MG, para que crianças, adolescentes e adultos pudessem escolher gratuitamente obras sobre vários temas e autores. E tanto os pequenos, quanto os adultos, puderam curtir a Contação de Histórias realizada no espaço da leitura.

O Torneio de Truco, já tradicional nas edições de Belo Horizonte, foi vencido por Junior Chaves Ribeiro (Monterre Construtora) e Helio da Silva (Trena Terraplanagem). Em segundo lugar, ficaram Wadley Victor e Gleidson Santos, ambos da Mip Edificações.

A programação cultural foi animada pelo esquete cênico “Que Egípcio é Esse?”, sobre o combate ao mosquito Aedes aegpyti, com o Grupo de Teatro Sesi em Cena, e show com Nando Mendes e Banda, que trouxe sucessos brasileiros para embalar a hora do almoço.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é realizado simultaneamente em 30 localidades do País, com a promoção da CBIC, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com apoio especial da Associação do Serviço Social da Indústria (Seconci Brasil). 

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Maio, 2024