Logo da CBIC
18/08/2018

DNCS do Pará mostrou diversidade temática

Com mais de quinze mil atendimentos realizados, segundo contagem oficial, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS), realizado pela quarta vez consecutiva em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). O evento registrou outros números de destaque:  30 órgãos parceiros e 400 voluntários.

No local do evento, a sede campestre do Sesi, um público de pelo menos 7.500 pessoas esteve presente. Foram colocados à disposição cinquenta serviços disponíveis. “A cada ano há um maior envolvimento de todos, o que reflete a preocupação com a cidadania, a responsabilidade social, então estamos muito satisfeitos com nossos resultados”, disse Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA, que realizou o DNCS 2018.

A programação atraiu grande público na manhã deste sábado, 18 de agosto. Para retirar a segunda via da cédula de Identidade, o casal Carlos Alberto Sousa, 54, que é carpinteiro do Grupo Líder, e Jercina Lúcia da Silva Ribeiro, 62, massoterapeuta, moradores do bairro de Águas Brancas,  chegaram às 5h45, sendo os primeiros da fila de entrada.  “Queremos aproveitar essa ação importante do setor da construção para tirar a RG”, disse dona Jercina. “Até porque vou  viajar para Minas Gerais rever uma filha e irei  precisar”, acrescentou ela, que poderá utilizar outro serviço disponível, como embelezamento. “Vamos ver o que é possível”, afirmou. “É a primeira vez que iremos participar e já iremos usufruir desse serviço da Carteira de Identidade”, disse Carlos Souza

Novidades desta 12a edição
A originalidade de algumas apresentações chamou a atenção dos visitantes, como um circuito elétrico de tomadas e de iluminação montado pelo Senai que simulou instalações de uma residência operado por dispositivos de um smartfone. É a chamada “Internet de casa”, possibilitando, por exemplo, que alguém possa desligar da rua ou de qualquer lugar uma lâmpada ou um aparelho de ar-condicionado que esqueceu funcionando na residência. Tudo graças aos sistemas embarcados – ou placas de prototipagem –  arduíno e ESP. O instrutor de eletricidade Renato Pinheiro garante que a alta tecnologia nesse campo já possibilita identificar a sensibilidade de uma planta, seja de saudade e até quando esteja precisando de água. O  campo de operação já entra na chamada Indústria 4.0 e nas robóticas aplicada e educacional.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) levou alunos que demonstraram a produção de um reservatório de água da chuva para a reutilização doméstica, proporcionando economia no consumo convencional. O projeto Time Enactus da UFPA foi classificado para a semifinal do Enactus Water Race, competição internacional que premia projetos direcionados aos âmbitos da água e saneamento. Dispondo de uma parceria com uma indústria de alimentos do interior do Estado, é possível fabricar e comercializar os produtos, beneficiando a República de Emaús, entidade de fins sociais em Belém.

A “Robótica Educacional” do SESI, que é aplicada em nove escolas do órgão no Pará, também atraiu plateia significativa, sobretudo de crianças e jovens. A mesa de treinamento oficial com robôs (ou módulos) divertiu a dona de casa Janete da Silva dos Santos, 23, e o filho Lucas Rafael, de 5 anos. “É muito interessante, fica mais fácil entender”, aprovou ela. “Gostei de tudo”, resumiu Lucas, sem tirar os olhos dos movimentos dos legos. Os recursos para a interdisciplinaridade com os robozinhos foram explicados por dois instrutores.

O DNCS no Pará foi marcado por muita animação com grupos de dança, inclusive de terceira idade, brincadeiras, palhaços, sorteios de prêmios e brindes, diversas opções de lazer e entretenimento e até stand up sobre violência doméstica e familiar feito por dois juízes do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA).

O evento foi realizado simultaneamente com 26 localidades brasileiras em promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) com o Sesi Nacional, tendo o apoio especial do Seconci-Brasil e patrocínio nacional do Conselho Nacional do Sesi.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é realizado simultaneamente em 26 localidades do País, com a promoção da CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil e patrocínio nacional do Conselho Nacional do Sesi.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024