Logo da CBIC
17/08/2019

#DCNS 2019: Casamento comunitário marca Dia Nacional em Maceió

O setor da construção deu mais uma lição de Responsabilidade Social neste sábado (17) com a realização do Dia Nacional da Construção Social (DCNS) em 30 cidades do País. Em Maceió (AL), a ação foi realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e pelo Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi-AL) e reuniu cerca de 2 mil trabalhadores e seus familiares.

Diretores do Sinduscon e da Ademi de Alagoas no DNCS 2019 (Foto: Divulgação Sinduscon-AL)

Com o tema ‘O mundo está mudando e você?’, o DNCS 2019 foi aberto na unidade do Sesi Cambona, em Maceió, com esquete teatral da equipe do Sesi abordando as mudanças no mercado de trabalho e a importância da tecnologia. O presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, destacou a importância de ações como essas.

“Durante todo o ano, o setor da construção oferece diversas ações nos canteiros de obras e esse dia fica marcado porque o trabalhador pode levar a sua família para um dia de lazer, além de poder aproveitar outros serviços. Mais uma vez a CBIC [Câmara Brasileira da Indústria da Construção] e o Sesi estão de parabéns por escolherem um tema tão importante e que faz parte do dia a dia do nosso setor”, disse Alfredo Breda.

O vice-presidente da Ademi-AL, Luiz Henrique, também prestigiou a abertura do DNCS e ressaltou a participação do trabalhador em ações que oferecem serviços de saúde, lazer, cidadania e capacitação.

“O setor da construção mais uma vez cumpre o seu papel de atuar de trabalhar com responsabilidade social”, disse.

Michelângelo Silva é servente de pedreiro da Construtora Record. Ele participou pela segunda vez da ação ao lado da esposa e dos três filhos.

“Viemos curtir o dia, trazer os meninos para brincar. Esse dia é muito bom porque saímos da rotina do dia a dia. É um dia de lazer”.

O ajudante de pedreiro David dos Santos estava com a filha de 5 anos na tenda de brinquedos. A esposa aguardava atendimento odontológico. Para ele, ações como essa são importantes para garantir lazer para toda a família.

“Gosto de participar de tudo que a construtora oferece lá na obra, mas hoje eu trouxe minha família”, disse.

Mudanças no mercado de trabalho

Para a coordenadora do Sesi-AL, Ana Paula Fonseca, o tema do Dia Nacional da Construção Social este ano trouxe como desafio levar os trabalhadores da construção a pensarem nas mudanças no mercado de trabalho. “Discutimos junto com a Ademi e o Sinduscon como iríamos sensibilizar os trabalhadores para este tema e tivemos a ideia de usar o teatro do Sesi. De forma lúdica eles foram trabalhando nos canteiros de obra e despertando os colaboradores para as mudanças”, disse Ana Paula Fonseca.

Ela ressaltou que a robótica desenvolvida nas unidades do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) contribuiu também para levar ainda mais novidades ao Dia Nacional da Construção Social.

Serviços oferecidos

Antônio Sebastião, pintor da construtora Engenharq, e Maria Cícera aproveitam o dia para oficializar a união (Foto: Divulgação Sinduscon-AL)

Entre todos os serviços de saúde, lazer, cidadania e capacitação oferecidos na ação em Maceió, o Casamento Comunitário e o concurso Talentos da Construção ganharam mais uma vez destaque. 30 casais participaram do casamento conduzido pelo juiz Paulo Zacarias, do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Antônio Sebastião, pintor da construtora Engenharq, aproveitou o dia para oficializar a união com Maria Cícera.

Eles moram juntos há 7 anos e viram no Dia Nacional da Construção Social a chance de participar do casamento. A noiva Maria Cícera ganhou maquiagem e penteado e estava feliz com seu Dia da Noiva. “Está tudo muito bonito, organizado”, disse ela, que aproveitou para fazer a tradicional foto com buquê.

Um bolo gigante foi enviado ao Sesi Cambona oferecido por um dos parceiros do evento. Os noivos também aproveitaram para registrar o momento na “Cabine de fotos”.

O DNCS em Maceió também contou com a premiação do ‘Campeonato de Futsal da Construção’. As equipes vencedoras ganharam troféu e medalha. A prefeitura de Maceió levou para o local seu projeto de realidade virtual, atraindo a atenção de crianças e adultos. Outra atividade que atraiu os participantes foi a Robótica, do Sesi. O projeto Geração de Renda, da construtora Telesil, levou para o local peças de mobiliário e decoração feitas com material de construção.

A ação em Maceió reuniu trabalhadores de 14 construtoras e voluntários de 20 instituições parceiras, totalizando 200 voluntários.

Também foram distribuídos lanches e houve sorteio de brindes. Além disso, foram oferecidos serviços de atendimento médico, exames, vacinas, atendimento psicológico e de nutrição, oficinas de reciclagem, corte de cabelo, massagem, entre outros.

O Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é realizado simultaneamente em 30 localidades do País, com a promoção da CBIC, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil.

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2024