Logo da CBIC
26/05/2020

Covid-19: Grupo Plaenge reforça medidas de segurança nas obras

Desde que o retorno das obras foi autorizado em Campo Grande (MS), no dia 6 de abril, o Grupo Plaenge segue todos os critérios necessários e exigidos pelas autoridades sanitárias (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), de saúde (Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde – OMS), além de todas as notas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho, das recomendações elaboradas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e também a legislação municipal por meio do decreto 14.219 de 26/03 autorizando o funcionamento do setor de construção civil.

A decisão pelo retorno também segue as recomendações do Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinduscon/MS) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campo Grande (Sintracom/CG).

Os colaboradores receberam orientações sobre os cuidados em casa, ao embarcarem no transporte público, bem como sobre as novas formas de relação dentro do canteiro de obras. Apenas os colaboradores que não se enquadram no grupo de risco retornaram às obras, com garantia de todas as medidas de higienização, prevenção e não aglomeração no ambiente de trabalho.

Distanciamento social nos refeitórios.

Entre as principais medidas estão aferimento de temperatura corporal ao entrar no local de trabalho; aumento no fornecimento de lavatórios com água e sabão, além de sanitizantes, como álcool 70%, pontos de higienização e orientação sobre o uso, no início dos trabalhos e pelo menos a cada duas horas; ventilação adequada nos ambientes de trabalho e distanciamento social em ambientes fechados do canteiro de obras, como escritórios e refeitórios. Já os funcionários que se enquadram no grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas que tem insuficiência renal crônica, doença respiratória crônica ou doença cardiovascular, foram dispensados para estar junto de suas famílias neste momento delicado, com todos seus direitos assegurados.

Desinfecção e sanitização de ambientes e peças nas obras da Plaenge.

As ações que já estavam sendo realizadas pela construtora foram reforçadas, de acordo com Edison Holzmann, diretor regional da Plaenge Campo Grande. “Estamos em um momento delicado e nosso principal patrimônio são as pessoas. Seguindo os nossos princípios de responsabilidade e ética, a Plaenge tomou as medidas de segurança em relação à saúde dos trabalhadores, balizada pelas recomendações das autoridades em saúde e da CBIC. Além disso, criamos um comitê interno multidisciplinar voltado à prevenção ao Covid-19. Com todas essas medidas, conseguimos nos adaptar para estabelecer um ambiente produtivo e seguro nas obras, em um momento onde é tão importante a manutenção da atividade e dos empregos”, frisou Holzmann.

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte complementar do Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024