
Covid-19: Construtora cria modelo de canteiro para prevenção da doença

A construção civil do Distrito Federal está atenta às recomendações para proteger os trabalhadores e garantir a segurança no ambiente de trabalho do setor. Empresas como a Construtora LDN, associada ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), servem como modelo para que as demais obras inspirem ações para a consciência coletiva e a segurança dos operários, evitando a propagação do coronavírus (Covid-19) em Brasília.
O Sinduscon-DF, por meio dos membros do Comitê de Crise, que foi criado para pensar e promover ações sobre o tema, elaborou uma cartilha com informações voltadas aos canteiros, escritórios, bem como orientações jurídicas e trabalhistas. No canteiro da Construtora LDN, os procedimentos internos foram intensificados para garantir um ambiente ainda mais seguro.

“É um cenário novo em que estamos nos adaptando. Criamos procedimentos internos, principalmente relacionados aos canteiros de obra para poder deixar todos informados, treinados e fazer com que eles sigam as normativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Secretaria de Saúde (SESDF). Fazendo isso, estamos tornando nosso ambiente mais seguro até que a própria casa”, explica Pedro Henrique Ferreira, diretor da LDN.
A preocupação da empresa reflete também na consciência dos trabalhadores que estão satisfeitos com as novas regras e cuidados adotados para evitar a contaminação não só pelo coronavírus, mas todos os outros. O bombeiro hidráulico Gilvan Noronha, além de fazer sua prevenção, orienta seus colegas para que se atentem aos cuidados. “A empresa proporciona muitas informações e isso é importante. Estamos seguindo os padrões e nos adaptando. Seja na entrada, na saída, temos o necessário para evitar qualquer tipo de contaminação”, reforça.
Além dos treinamentos com a maneira correta de lavar as mãos e demais medidas relevantes, a Construtora LDN ainda entregou sachês individuais de álcool em gel 70% para que o trabalhador possa utilizar, também, no trajeto até o trabalho e retorno para casa.

Confira abaixo os procedimentos adotados pela empresa a fim de reforçar a segurança dos trabalhadores:
CHEGADA
- Antes de entrar, medição da temperatura (termômetro infravermelho);
- Higienização das mãos com álcool em gel 70%;
- Entrega do cartão de ponto.
DENTRO DA OBRA
- Após bater o ponto, higienização das mãos com água e sabão no vestiário;
- Durante o desempenho das atividades, uso de máscaras, como já é de costume;
- Após início dos trabalhos, limpeza completa do vestiário e áreas comuns, procedimento repetido a cada duas horas;
- Higienização regular dos equipamentos de proteção individual e coletivos.
ALMOÇO / DESCANSO
- Higienização das mãos com água e sabão ao entrar e ao sair;
- Separação dos trabalhadores dentro das recomendações (1,5m de distância);
- Mesas cobertas com plástico para limpeza adequada.
FINAL DO EXPEDIENTE
- Higienização das mãos na saída;
- Aconselhamento de uso do álcool durante o trajeto e antes de chegar em casa;
- Aconselhamento de higienizar as roupas e equipamentos de proteção todos os dias.
A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).
(Com informações do Sinduscon-DF)