Logo da CBIC
03/12/2019

Chapecó (SC) sedia Seminário sobre ‘Ética e Compliance na Construção’

Da esquerda para direita: Eliana Calmon (jurista), Leonardo Barreto (cientista político), Fernanda Daniele ( secretária de Gestão Administrativa de Chapecó) e Luís Alberto Paludo (presidente do Sinduscon/Oeste) - Foto: Cláudia Schuster.

O ‘Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz’ reuniu nesta terça-feira (03), em Chapecó, Santa Catarina, empresários do setor da construção, membros de entidades representativas, governo municipal e autoridades regionais para debater a importância do compliance nas organizações.

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), com realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil Oeste do Paraná (Sinduscon-Oeste/PR), e apoio da vice-presidente da Região Sul da CBIC, Barbara Paludo, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai-SC), o evento abordou como tema central o fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios da gestão para entidades e empresas da construção civil.

Da esquerda para a direita: Jurista e ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon; vice-presidente da Região Sul da CBIC, Barbara Paludo, e a secretária de Gestão Administrativa do Governo Municipal de Chapecó, Fernanda Daniele (Foto: Cláudia Schuster)

“Chapecó realiza pela primeira vez um evento dessa magnitude. Precisamos entender que quem não estiver administrando com ética e transparência – seja empresa, prefeitura ou em suas atitudes mesmo –, poderá sofrer penalidades. Nós queremos mostrar aos nossos empresários, aqui da região e entorno, que as transformações são necessárias e cabíveis a todos nós. Somente assim poderemos ter mudanças nos atos de corrupção e sonegação, entre outros que afundam o Brasil”, afirma Barbara Paludo.

Presente ao seminário, a secretária de Gestão Administrativa do Governo Municipal de Chapecó, Fernanda Daniele, salientou algumas experiências com normas de condutas que tem discutido em seu projeto de implantação da ‘Ética e Compliance’ na Prefeitura Municipal de Chapecó.

“Debatemos um assunto de extrema relevância para quem pensa e quer um país melhor. Precisamos aprender e nos aperfeiçoar nas questões éticas. Por isso e pela relevância dos ministradores do seminário é que o Sinduscon/Oeste teve a honra de realizar um evento dessa magnitude. Pretendemos continuar com a disseminação desse amplo projeto”, salientou o presidente do Sinduscon/Oeste, Luís Alberto Paludo.

O evento foi realizado no auditório do Senai Chapecó, onde a jurista e ministra aposentada do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, juntamente com o cientista político Leonardo Barreto, além da secretária de Gestão do Município de Chapecó, apresentaram painéis que discutiram a Ética & Compliance na Construção e seus adversos casos de ética.

A jurista e ministra aposentada do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, durante o ‘Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz’ em Cascavel (Foto: Cláudia Schuster)

 

A CBIC, por meio dos seus representantes, apresentou o ‘Guia de Ética & Compliance da Construção Civil’, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

 

O cientista político Leonardo Barreto no seminário de ética da CBIC, em Cascavel – SC (Foto: Cláudia Schuster)

 

O projeto de ‘Ética e Compliance na Construção’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC e do Sesi Nacional oferece material que inclui:

  • Guia referencial de ética
  • Guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada
  • Código de conduta concorrencial para a construção civil
  • Manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas.

Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor. O material está à disposição de todos que queiram entender mais sobre essa prática. (publicações de ética/CRS)

 

Foto: Cláudia Schuster

 

O ‘Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz’ é uma das ações do projeto de ‘Ética e Compliance na Construção’, desenvolvido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, que já disseminou cursos de Ética e Compliance junto a entidades do setor e lançou, no último mês de outubro, um curso EAD sobre o tema para as empresas da construção civil. Nova turma está prevista ainda para o primeiro semestre de 2020. Fique atento para não perder essa grande oportunidade!

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024