
CBIC reúne jovens lideranças cada vez mais engajadas com o futuro da construção
Cumprindo o objetivo de formar novos líderes para estimular a renovação de lideranças e o fortalecimento da indústria da construção, é cada vez mais intensa a participação de jovens na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nos dias 29 e 30/11, a entidade reuniu, em Brasília, o Grupo CBIC Jovem para uma nova capacitação e a edição 2021 do Enic | Política & Estratégia.
Completaram o grupo, os jovens selecionados no processo seletivo extremamente rigoroso de agosto de 2020, que trouxe profissionais engajadas com o futuro do setor para, efetivamente, colocar a indústria da construção dentro da agenda da inovação, da melhoria da produtividade e do aumento da competitividade.
Para agregar novas competências aos jovens, a CRS/CBIC reuniu o grupo no dia 29/11, em Brasília. A capacitação foi realizada pelos consultores Roberto Lopes, head de inovação, e Felipe Beck, sócio fundador e Head de Estratégia da Beta Hauss. Ao final, os jovens participam de coquetel junto a todo o Conselho de Administração da entidade.
Além disso, os jovens tiveram a oportunidade de participar, no dia 30/11, do Enic | Política & Estratégia.
O CBIC Hoje ouviu o engenheiro civil Andrew Nobrega e dois dos novos jovens do grupo: a engenheira civil Julianny Oliveira Lima e o arquiteto João Victor Moreira.
Confira, a seguir, a percepção deles sobre o evento.
CBIC Hoje: O que foi o Enic | Política & Estratégia para você?
Andrew Nobrega – O Enic foi um momento de alinhamento muito importante para o setor. Além de proporcionar diálogo entre indústria, representantes do executivo, legislativo e judiciário, foi um momento de troca entre lideranças de todo o país.
Julianny Oliveira Lima – O Enic | Política & Estratégia foi uma oportunidade de me conectar com uma diversidade de pessoas e ideias. Pude ouvir sobre vários assuntos que, “de cara”, geralmente nem são associados/discutidos no setor da construção. Foi um encontro único e cheio de valor.
João Victor Moreira – Uma experiência única. Foi o primeiro evento de grande porte da construção nacional do qual participo. Fez com que eu olhasse para o mercado como um todo e percebesse que são necessários diversos setores da cadeia produtiva do país para desenvolver a indústria da construção.
CBIC Hoje: O que aproveitou para a sua vida profissional?
Andrew Nobrega – Para mim, foi uma oportunidade de promover projetos do CBIC Jovem, buscando alcance nacional em iniciativas que fomentam inovação de mercado e benchmark de ações associativistas e empreendedoras, como por exemplo o projeto Conecta CBIC, iniciativa da Comissão de Responsabilidade Social.
Julianny Oliveira Lima – Aprendi a “sair da caixa” e olhar para universo grande e complexo que a construção está inserida. Além disso, foi possível desenvolver um olhar para o futuro e entender a perspectiva do setor para o ano que vem, o que me ajudará muito na hora de negociar com meus fornecedores, já que sou compradora e ultimamente minha maior dificuldade na negociação é a insegurança na cotação e fixação de preço (onde conseguíamos proposta com 120 dias de validade, por exemplo, hoje os fornecedores têm dificuldades para colocar até pra 30 dias).
João Victor Moreira – O entendimento do futuro do mercado, para onde devo prosseguir, com base no futuro da construção. Além do networking desse espaço ser incrível, a aprendizagem entorno de um setor que, a cada ano, vem demostrando mais o seu poder no cenário nacional.
CBIC Hoje: O que o evento trouxe de novidade?
Andrew Nobrega – Em execução pelos grupos CBIC Jovem e Jovens Dirigentes, em entidades por todo o Brasil, o projeto objetiva promover o desenvolvimento e a integração da indústria de maneira estruturada através do intercâmbio de experiências entre as instituições. Começando pelas entidades que representam as empresas do setor, focamos em mapear projetos de desenvolvimento e inovação das associações e do mercado, para posteriormente divulga-los para todo o país. Queremos facilitar a troca de conhecimento para entidades distintas possam aprender ou até replicar projetos de sucesso de outras instituições distintas.
Julianny Oliveira Lima – Para mim, que nunca havia participado de um encontro como esse, tudo! Os convidados, a mediadora e os temas abordados. Nunca vi um evento com tanta credibilidade e informação dentro do setor.
João Victor Moreira – Além de levantar alguns possíveis dados para 2022, foi bom identificar como o governo irá se comportar mediante o setor da construção, com a instabilidade de um país que contará com eleições em 2022, e, diante de pessoas que fazem parte de todo esse setor, sobre a inserção de valores da economia para aumentar o PIB no próximo ano.
A iniciativa integra o projeto ‘Desenvolvimento de Lideranças’ da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).