Logo da CBIC
27/04/2021

Casos de Covid-19 mantêm-se em estabilidade nas obras paulistas   

A 48ª Pesquisa ‘Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19’ apontou estabilidade na contaminação pelo coronavírus, nos canteiros de obras do Estado de São Paulo.

Os casos confirmados oscilaram de 0,23% para 0,21% do contingente de trabalhadores. Os casos suspeitos mantiveram-se estáveis, em 0,55%, pela terceira semana consecutiva. A pesquisa é realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).

Entre as empresas pesquisadas, as internações hospitalares aumentaram de 3 para 5. Registrou-se 1 óbito no interior, elevando para 7 o número de mortos entre os funcionários das construtoras desde o início da pesquisa, em 1/5/2020.

Os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra, e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, recomendam às empresas muita resiliência nas medidas de proteção, ante a persistência da pandemia e da indefinição do calendário de vacinação.

De acordo com Senra e Ishikawa, “o feriado de 1º de maio e posteriormente o Dia das Mães poderão ensejar novas aglomerações em confraternizações, trajetos e residências. O risco de aumentos dos casos de contaminações e de mortes é considerável. Desde agora, é preciso motivar os trabalhadores a não baixarem a guarda nessas ocasiões.”

Nesta 48ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 572 obras, envolvendo 38.515 empregos diretos e terceirizados, de 15 a 21 de abril.

Principais resultados da 48ª Pesquisa:

  • 0,55% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,21% afastados por confirmação da doença;
  • 571 obras em andamento e 1 parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 85% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 81% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

39ª à 43ª

34ª à 38ª

29ª à 33ª

24ª à 28ª

19ª à 23ª

13ª à 18ª

7ª à 12ª

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024