Logo da CBIC
17/02/2022

Caso Raia Drogasil: planejamento exige foco em sustentabilidade

A Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CRS/CBIC), realizou, nesta quarta (16), mais uma palestra do projeto “Diversidade em Construção” que abordou o tema “Caso Raia Drogasil: como as empresas estão se alinhando para a Agenda 2030”. A empresa RD – Gente, Saúde e Bem-estar, foi criada em novembro de 2011, a partir de uma fusão entre as empresas Raia S.A e Drogasil S.A. e é considerada a maior rede de farmácias do Brasil. A convidada para apresentar o caso, foi a diretora de sustentabilidade da rede, Giuliana Ortega.

Durante o evento, Giuliana Ortega destacou a importância do tema sustentabilidade fazer parte do planejamento estratégico de uma instituição, “Não tem como você fazer um planejamento, pensar onde sua empresa vai estar daqui 10, 20 anos, e não pensar em sustentabilidade”, disse. 

Em 2019, segundo Giuliana Ortega, a rede de farmácias RD iniciou seu plano para 2030, baseado em três pilares: “Nova farmácia”, um conceito de expansão das atividades habitualmente exercidas, com a inserção de pequenos serviços de saúde como teste de glicemia e vacinas; “Marketplace de produtos de saúde”, disponibilizar produtos muito além dos existentes nas lojas e “Plataforma de saúde integral”, para ter a gestão da saúde na palma da mão. 

De acordo com a diretora, a companhia decidiu fazer parte e empregar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global para avançar em questões de combate às desigualdades e mudanças climáticas. “Essa agenda tem guiado as escolhas de suas batalhas”, apontou Giuliana Ortega.

O projeto “Caminhar juntos” da RD, define os compromissos até 2030, e inclui algumas ações como: 

  • Cuidar da saúde dos funcionários;
  • Promover hábitos saudáveis entre os clientes da RD;
  • Promover a saúde integral nas comunidades;
  • Incluir e empoderar funcionários por meio da promoção da diversidade;
  • Ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal dos funcionários;
  • Promover o empoderamento e diversidade entre os fornecedores;
    Potencializar a economia circular na cadeia de valor da RD;
  • Contribuir com a neutralidade global de carbono.

Abaixo, os objetivos propostos pela Nações Unidas para a Agenda 2030 no Brasil:

Outra preocupação apontada pela diretora, foi o destino mais inteligente para descartes de lixo. “Um dos compromissos mais difíceis é o projeto aterro zero”, destacou Giuliana Ortega. Essa meta faz parte do conceito global zero waste, que promove o aproveitamento e encaminhamento correto de resíduos. O objetivo é não enviar mais que 10% dos resíduos das empresas para aterros sanitários ou incineração. 

A diretora também destacou a importância da participação da população na cultura de “micro doações” e destacou a ação “Troco solidário”, promovida pela empresa, com a doações das moedas de troco. “A doação de pequenos valores, que não parecerem nada, fez com que fosse possível arrecadar R$6 milhões e ajudar diversos projetos”, concluiu. 

A presidente da CRS, Ana Claudia Gomes, encerrou o evento salientando a importância da apresentação do caso. “É uma interlocução muito bacana, mostrando um outro tipo de empresa que queremos ver. E é isso que a gente quer ver,  a nossa indústria da construção entendendo cada vez mais que essas agendas são pra valer e o quanto isso agrega valor à marca. Pode ser um diferencial competitivo, não tenho dúvida disso”, concluiu. 

 

Conheça o trabalho da Raia Drogasil e acesse o site: www.caminharjuntos.com.br

O evento tem interface com o projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da CRS/CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Abril, 2025

Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.