Logo da CBIC
05/09/2019

Ações de responsabilidade social em pauta na CBIC

Com a participação de representantes dos Sindicatos da Construção Civil (Sinduscons) do Paraná, São Paulo, Alagoas e Ceará, além dos Serviços Sociais da Construção Civil (Seconcis) Brasil, Rio de Janeiro e Goiás, a reunião da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), tratou de assuntos relacionados ao Dia Nacional da Construção Social (DNCS) e ao Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – projetos esses correalizados pelo Serviço da Indústria Nacional (Sesi), bem como do cronograma do plano de trabalho da comissão. A reunião foi realizada na sede do Seconci-SP, em São Paulo.

Ana Cláudia Gomes, vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC e presidente da CRS/CBIC, iniciou a reunião relatando sobre sua participação na Conferência Ethos 2019, que ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro, em São Paulo. O evento tinha como objetivo tratar das oportunidades que podem ser geradas com a transição para modelos mais inclusivos e democráticos, com variadas formas de experimentação da justiça social e ambiental.

“Percebi que os temas mais abordados na ocasião foram ética & compliance, clima, redução de desigualdade e cadeia produtiva. Ficou claro que a preocupação com a transparência nas empresas está em evidência e foi amplamente debatida em várias palestras”, explicou Ana Cláudia.

Já Denise Noleto, do Seconci Brasil, que também esteve presente na Conferência Ethos, destacou o modelo de evento, participativo. “Esse modelo amplia o olhar, traz novas ideias a partir do que os outros segmentos estão fazendo. Os debates nos painéis foram bastante ricos e produtivos e a troca de experiência muito válida”.

O Dia Nacional da Construção Social, evento que ocorreu simultaneamente em 30 localidades do país no dia 17 de agosto, mereceu destaque na pauta. Participantes da reunião sugeriram mudanças no formato do Dia Nacional da Construção Social. Ana Cláudia afirmou que as mudanças são bem-vindas, mas a relevância ainda é grande.

“O evento pode ser menor, porque o mercado está menor, mas os números falam por si, foram mais de 170 mil atendimentos realizados em todo país”. A presidente da comissão reforçou ainda que o grupo deve eleger algumas estratégias que podem ser trabalhadas para a construção de uma proposta, que será apresentada ao Sesi. “Precisamos pensar em soluções para desenvolver ações que culminem no DNCS, por isso um cronograma que anteceda o dia deve ser avaliado”.

A gestora da CRS/CBIC, Cláudia Rodrigues, reforçou a linha de pensamento, destacando que o DNCS é o maior evento da CBIC, em números de atendimentos. “O formato pode ser revisto, mas os números não podem ser ignorados. A ideia de realizar várias ações durante o ano para culminar com o DNCS deve ser levada em consideração”.

Com diversas fases em andamento, o projeto de Ética & Compliance na Construção também foi tema da reunião. O projeto que já capacitou e monitorou entidades associadas por meio de curso semi-presencial e seminários, agora chega a uma nova fase. Ainda este ano, será lançado um curso em ética e compliance elaborado para empresas do setor. O curso, em formato de Educação a Distância – EAD será disponibilizado para empresas associadas as entidades associadas a CBIC.

Já sobre o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2019, a presidente da CRS sugeriu que fosse reforçada a divulgação sobre as inscrições, que se encerram no dia 12 de setembro. “Solicitamos à todas entidades associadas que façam a divulgação sobre o prêmio, que valoriza não apenas entidades, mas também empresas construtoras ou do mercado imobiliário (associadas a entidades filiadas a CBIC), em relação ao desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social”. Ana Cláudia destacou ainda a categoria especial “Práticas Trabalhistas”, que é uma das novidades da edição 2019 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Troféu Paulo Safady Simão.

 

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024