Logo da CBIC
24/10/2022

2ª aula do curso “Políticas Públicas e Relacionamento com o Setor Público” acontecerá nesta terça-feira às 12h

Nesta terça-feira (25), de 12h às 13h30, acontecerá a segunda aula do curso “Políticas públicas e relacionamento com o setor público”. O foco principal do curso é alcançar os membros do CBIC Jovem e outros líderes jovens do setor da construção. O objetivo é auxiliar os participantes a compreenderem, por exemplo, como os governos funcionam, como decisões de políticas públicas são tomadas, quais as principais exigências e preocupações dos gestores públicos, bem como a necessidade de transparência e outros requisitos legais. A iniciativa é da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A capacitação oferece uma descrição do processo político e administrativo e considera as tendências existentes, tendo como base novos padrões de governança (ESG) e de transformação digital do Setor Público.

De acordo com o professor da especialização, Leonardo Barreto, além de ter uma discussão teórica e acadêmica, o curso vai propor um exercício para se colocar no lugar do agente público. “Esse curso tem a dimensão muito forte de um workshop, onde nós vamos desenhar uma política pública habitacional, mas não na pele de líderes setoriais, vamos desenhar isso entrando na pele dos agentes públicos”, disse.

O produto final será trackear uma política pública de habitação popular a partir da discussão conceitual e estudos de caso. “Os alunos vão assumir “o outro lado do balcão”, como se fossem gestores públicos”, explicou.

Segundo ele, é uma simulação para entender como o outro pensa, os seus limites de ação, seus objetivos estratégicos, entender o que eles valorizam como capital político – recurso simbólico que confere poder e prestígio.

Veja abaixo o programa básico:

A natureza da política

Conceito de Políticas Públicas;

Conceitos de Estado (elitismo, corporativismo e pluralismo);

Relação entre políticas públicas e administração pública;

Tipos de políticas públicas: distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas;

Etapas do ciclo de uma política pública: Formação da Agenda. Formulação da política pública.

Tomada de decisão. Implementação de políticas públicas. Monitoramento de políticas públicas;

Políticas públicas e o movimento ESG;

Elaboração e execução do orçamento público;

Compliance público-privado;

Estudo de caso – políticas públicas de habitação.

A CRS afirma que a compreensão do setor público visa fomentar um ciclo virtuoso com troca de insumos e experiências cujo objetivo final é a construção de uma relação transparente, sustentável, horizontal e de confiança mútua, produzindo capital social, combustível simbólico necessário para a construção de ambientes de cocriação.

O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Ainda dá tempo de entrar! Caso algum líder jovem de sua entidade queira participar, ele/ela deverá se inscrever o quanto antes pelo link: https://bit.ly/Capacitação_Políticas_Públicas_CRS_CBIC. As aulas serão virtuais e acontecerão semanalmente.

Caso queira acessar o conteúdo da primeira aula e/ou outras informações, basta enviar um email para [email protected] ou [email protected]

O curso tem interface com o projeto “ESG/ASG no Setor da Construção” e “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Março, 2024