Logo da CBIC
29/01/2018

10 contribuições do Investimento Social Privado às novas agendas do Brasil

O Brasil vive hoje um momento de mudança de ciclo. Após 30 anos de vivência democrática, lidamos com o desafio de fazer coletivamente o balanço preciso dos avanços e limites desse percurso e traçar os caminhos para uma nova agenda pública comum, que possa levar-nos adiante e que aponte a trilha de desenvolvimento desejada para o país.

Esta não é tarefa de nenhum ator ou setor em particular, mas de toda a sociedade brasileira. Sendo assim, o Investimento Social Privado também tem um importante papel a desempenhar para a construção dessa nova pauta social, política, econômica e ambiental.

Mas, afinal, quais seriam então as principais contribuições do ISP para a formação de novas agendas e convergências no país? Para dar luz a esse questionamento, o redeGIFE convidou os conselheiros do GIFE a refletirem sobre o tema e apontarem possíveis caminhos.

Diante das características e da forma como o ISP tem atuado, veja quais são as apostas dos conselheiros para 2018:

  1. Desempenhar um papel estratégico na consolidação de políticas públicas que permitam mudanças estruturais no país, com avanços concretos no campo do desenvolvimento sustentável.
  1. Abrir novos caminhos para a melhoria da qualidade da vida da população, investindo em modelos mais iguais, sustentáveis e justos.
  1. Alavancar e fomentar a inovação social entre os mais diversos setores da sociedade, tendo em vista que pode assumir riscos e agendas mais complexas e que visem mudanças sistêmicas.
  1. Ampliar as fronteiras dos temas mais tradicionais de atuação, olhando com atenção aos assuntos que são desafios do século XXI: as novas tecnologias, as mudanças climáticas, as questões identitárias (raça, diversidade, gênero etc.), a formação de lideranças jovens etc.
  1. Estar atento e atuar de forma cada vez mais próxima das demandas da sociedade, trazendo também estas diferentes vozes que se ampliam para o debate e inserindo-as nas políticas públicas.
  1. Ter como norte de sua atuação a busca pela equidade, a fim de reduzir e enfrentar as desigualdades do país.
  1. Estabelecer um diálogo cada vez mais articulado junto às empresas.
  1. Investir em ações de parceria, colaboração e união de esforços que se traduzem em mobilização e impacto.
  1. A partir de uma atuação coordenada, em rede, com agendas compartilhadas, propiciar a convergência de esforços institucionais a fim de contribuir para o atingimento de metas nacionais e internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  1. Atuar de forma a valorizar e consolidar a democracia no Brasil.

Confira alguns depoimentos dos conselheiros sobre as contribuições do ISP e o momento atual do país:

O ISP tem um potencial de inovação, capacidade de articulação e mobilização em torno de grandes temas e, ainda, a possibilidade de dar continuidade e sustentação a processos em curso nos momentos de transição política” – Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo

“Precisamos provocar o sonho das pessoas para sempre além do que já foi sonhado e começar a persegui-los. As agendas e convergências vem a reboque desse movimento, elas são vivas e mudam em função dele” – Marcos Nisti, CEO do Instituto Alana

“O país (e o mundo) enfrenta desafios que exigem a repactuação de convergências entre os diferentes, papel nada trivial de se construir em tempos delicados em que vivemos” – Fábio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin

“As novas tecnologias proporcionaram a pluralidade de vozes na esfera pública cada vez maior. A sociedade tem mais meios de participar, expor suas demandas e lutar por elas. E o ISP é um importante ator nesta sociedade e deve trazer as suas demandas, a sua pressão e a sua voz, canalizando essas visões de mundo e de sociedade nas políticas públicas” – Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setúbal

“Acredito que uma das contribuições mais importantes que o ISP pode dar neste momento ao país trata-se da articulação em torno do desenvolvimento e implementação de projetos, por todo o território nacional, de formação de lideranças jovens em todas as classes sociais. As juventudes no país são potentes e diversas. Tem energia e criatividade. Conhecem seus territórios, mazelas, necessidades, desafios e riquezas. Lideranças jovens são estratégicas e fundamentais para a criação de soluções efetivas, contundentes, ainda não imaginadas. Fermento para o nosso tecido social, produto de uma parceria inteligente entre o investimento social privado, governos e a sociedade civil organizada” – Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho

“O investimento social privado representa um elo importante entre as corporações e a sociedade. A formação de novas agendas é uma consequência natural dessa relação, que tem se tornado mais próxima e duradoura, um reflexo do amadurecimento da atuação destes investidores e do momento político-econômico que vivemos” – Leonardo Gross, diretor da Fundação ArcelorMittal

“Com atuação qualificada em importantes demandas sociais, culturais e ambientais do Brasil, as organizações que gerem investimento social privado são importantes elos entre diferentes setores da sociedade. Enquanto impulsionam áreas com necessidades de desenvolvimento, transferindo recursos e/ou viabilizando projetos, lançam luz sobre caminhos viáveis para políticas públicas que podem garantir o futuro sustentável e consistente do país, endereçando seus principais desafios” – Maria de Lourdes Nunes, diretora executiva da Fundação e Instituto Grupo Boticário

Novas agendas e convergências do Brasil

O debate sobre as contribuições do ISP para as novas agendas e convergências do país será foco justamente da X edição do Congresso GIFE, a ser promovida de 4 a 6 de abril de 2018. O tema central será: Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável. Saiba como participar do Congresso.

 

Fone: www.gife.org.br

COMPARTILHE!

Agenda CRS

Este Mês
Comissão de Responsabilidade Social
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.