Logo da CBIC
31/08/2020

Voltam a cair os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas obras

Os casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo novo coronavírus nos canteiros de obras voltaram a cair pela terceira semana consecutiva, de acordo com as construtoras entrevistadas na 16ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”.

Os casos suspeitos, que na última rodada da enquete se situavam em torno de 0,8%, caíram para 0,3% do contingente de trabalhadores. Já os confirmados declinaram, de cerca de 0,2%, para 0,1%.

De acordo com Odair Senra, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), e Haruo Ishikawa, presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), a notícia positiva mostra o acerto das medidas de prevenção adotadas pelas empresas e seus trabalhadores, que, entretanto, precisam continuar sendo rigorosamente observadas.

“Nesta fase da pandemia alguns podem criar uma falsa sensação de que o pior já passou e descuidam em algum momento de higienização das mãos e dos Equipamentos de Proteção Individual, do uso correto da máscara e do distanciamento. Daí a necessidade de reforço constante das medidas”, afirmam Senra e Ishikawa.

Nesta 16ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 520 obras, envolvendo 34.313 empregos diretos e terceirizados, de 20 a 26 de agosto.

Principais resultados da 16ª Pesquisa:

  • 0,3% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,1% afastados por confirmação da doença;
  • 516 obras em andamento e 4 paradas;
  • 97% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja o relatório completo das cinco últimas rodadas da pesquisa.

Veja o relatório completo da 7ª à 11ª rodada da pesquisa.

Veja o relatório completo das seis primeiras rodadas da pesquisa.

A iniciativa integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!