Logo da CBIC
13/10/2022

Veja como foi o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas no DF e RS

Na última sexta-feira (7), o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção encerrou as atividades da Semana CANPAT Construção 2022, promovida pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Distrito Federal (DF) e Rio Grande do Sul (RS) participaram com ações presenciais em escolas públicas.

Distrito Federal (DF)
No Centro de Ensino Médio 804 – CEM 804, no DF, 200 alunos de nove turmas receberam uma programação de três blocos com palestra sobre segurança e saúde no trabalho: uma ministrada por Gerson de Alcântara, engenheiro de segurança do trabalho do Seconci-DF; um bate-papo com Stefani Jardim, engenheira de segurança do Grupo Base Investimentos; e demonstração de primeiros socorros com Kelly Hoffmann, engenheira de segurança do Trabalho do Senai. Além das palestras, houve uma exposição sobre equipamentos de proteção individual e sorteio de brindes como fones de ouvido e caixa de som. Com apoio do GETRIN10, os alunos receberam uma bag contendo materiais informativos sobre o tema da ação.

De acordo com a supervisora pedagógica do CEM 804, Janine Oliveira e Silva, o evento foi proveitoso. “Para a escola foi muito bom. Gostamos muito do evento, foi bem proveitoso. Os alunos gostaram da dinâmica e das palestras apresentadas e também tem o fator de ser um assunto que não é tratado nas escolas e, por isso, foi possível abrir novas possibilidades e conhecimentos aos participantes”, disse.

A ação foi realizada em parceria com as entidades: Sinduscon-DF, SESI/SENAI-DF, STICOMBE, SINTEST-DF, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/DF, GETRIN10, Comitê Permanente Regional – CPRDF, HP Eletrotécnica.

Rio Grande do Sul (RS)
Já o Sinduscon-RS esteve presente na Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, em Vila Ipiranga, Porto Alegre. As engenheiras de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e integrantes da Comissão de Política e Relações do Trabalho (CPRT/Sinduscon-RS), Miriam Cischini e Nicole Merlotti, levaram mensagens de cidadania e prevenção a mais de 60 estudantes, futuros empreendedores e trabalhadores do país da 9ª série do ensino fundamental.

“A atividade realizada durante o CANPAT  foi extremamente gratificante e importante, uma vez que pudemos repassar aos estudantes, na condição de futuros trabalhadores e empreendedores, orientações de extrema relevância na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Entrar nas escolas, apresentando as oportunidades de mercado na atividade da construção, com ênfase no trabalho responsável,  foi motivador e me fez acreditar cada vez mais, que este é o caminho na prevenção de acidentes”, afirmou Miriam.

“Foi muito gratificante poder participar desta CANPAT e poder passar para as crianças um pouco sobre a construção civil e a importância da segurança do trabalho. Ver a participação e o entusiasmo dos alunos nos ajuda a manter vivo o propósito de fazer ações sociais e ajudar com o desenvolvimento destas”, mencionou Nicole.

*Com informações do Sinduscon-RS

O tema tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST”, da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!