Logo da CBIC
03/09/2021

“Sinduscon na Escola”: experiência exitosa de Chapecó será replicada no DF

A Inspeção do Trabalho, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e o Seconci Brasil inauguram neste ano a Semana CANPAT Construção. Uma das iniciativas da ação, que será realizada de 4 a 8/10, será o engajamento do setor da construção com o Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas, que acontecerá especialmente no dia 8 de outubro, em todo Brasil.

A ideia é plantar nos estudantes brasileiros uma semente de cidadania voltada à prevenção de acidentes, para que a cultura se firme e a discussão se torne perene não só nas escolas, em casa, nas ruas, mas, também, nas empresas, junto com os trabalhadores.

Com a iniciativa, o setor pretende multiplicar a experiência exitosa do “Sinduscon na Escola” que tem ajudado o setor a disseminar a cultura da prevenção de acidentes. Desde 2018, o projeto de Chapecó já alcançou mais de 3 mil adolescentes nas escolas, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com aproximadamente 14, 15 anos de idade, por meio de palestras sobre saúde e segurança no trabalho.

Na cidade catarinense, o projeto é promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste Catarinense (Sinduscon Chapecó-SC), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Prefeitura de Chapecó, Ministério Público do Trabalho (MPT), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Rotary Club Chapecó Sul Centenário, Unochapecó e professores da Rede Municipal de Ensino.

Para o secretário executivo do Sinduscon-Chapecó, Vilmar Roque Pereira, o “Sinduscon na Escola” é exitoso, porque é um projeto estritamente social, que se preocupa tanto com o bem-estar dos futuros profissionais da construção civil – empregados, empregadores, profissionais engenheiros, arquitetos, advogados, etc – quanto das famílias desses trabalhadores, que são diretamente afetadas em caso de acidentes de trabalho.

“A ação tem um efeito imediato. Em todas as turmas em que foram ministradas palestras haviam filhos de trabalhadores da construção civil, que também serão multiplicadores das informações recebidas em sala de aula para seus pais e familiares que trabalham na construção civil”, frisou Vilmar Pereira, completando que, nas turmas, há sempre relatos sobre acidentes ocorridos com familiares. “Em uma das palestras ministradas, uma professora, em prantos, relatou que seu irmão foi vítima fatal de um acidente de trabalho. Isso foi marcante para a turma durante a palestra”, salientou.

Ação em 2021 integra CANPAT Construção

No Distrito Federal, a ação será realizada em uma escola do Sesi, conjuntamente pelo Sinduscon-DF, Seconci-DF e Sesi e contará com as presenças de:

  • José Carlos Martins, presidente da CBIC
  • Fernando Guedes Ferreira Filho, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC
  • Representantes do Sinduscon-DF e do Seconci-DF

Anunciada em julho pelo subsecretário de Inspeção do Trabalho, Romulo Machado e Silva, durante o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2021), a Semana CANPAT Construção é resultado de antiga parceria entre a Inspeção do Trabalho e a CBIC.

Adesão das entidades à Semana CANPAT da Construção segue até 8/9

Devido à grande procura, o prazo para adesão das entidades da construção participarem da Semana CANPAT da Construção foi excepcionalmente reaberto. Os interessados têm até o dia 8 de setembro para enviarem o formulário de adesão. Preencha o formulário e participe!

Inscreva-se antecipadamente para os painéis virtuais da Semana CANPAT Construção 2021 no link https://bit.ly/SemanaCANPAT2021

O assunto tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!