Logo da CBIC
30/01/2018

Setor da construção de São Paulo terá indicador específico em Segurança e Saúde no Trabalho

Investir em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) não é custo, mas investimento. Para reforçar esse entendimento, a gerente de Relacionamento com o Mercado do Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP), Flávia Pinto Coelho, apresentou nesta terça-feira (30/01), em Brasília, durante a primeira reunião de 2018 da Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/CBIC), o estudo Padronização dos Indicadores de Segurança na Construção. O projeto permitirá ao setor ter indicadores com parâmetros confiáveis para a gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) das empresas.

“O objetivo é identificar os custos gerados por acidentes de trabalho; o percentual de investimento realizado pela empresa na área de Segurança do Trabalho em relação ao custo da obra e evidenciará os impactos negativos relacionados a imagem das empresas frente as ocorrências de acidentes”, menciona Flávia Coelho. Coordenado pelo Seconci-SP, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac), o trabalho conta com a participação de 20 empresas representativas do setor no Estado. A coleta de dados sobre acidentes e acidentados terá início em fevereiro e ocorrerá durante todo o ano de 2018.

Ao destacar as ações desenvolvidas pela entidade, o novo presidente do Serviço Social da Construção de São Paulo e líder do projeto de SST da CBIC, Haruo Ishikawa, destacou que saúde e segurança estão no DNA do Seconci-SP. “Há 23 anos o Seconci-SP tem uma equipe que assessora as empresas sobre Saúde e Segurança no Trabalho, composta por engenheiros, técnicos de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho. Se o trabalhador tem saúde, ele trabalha satisfeito e dá mais produtividade à sua empresa”, complementa.

A realização da palestra sobre a temática de Segurança e Saúde no Trabalho – SST, que é uma iniciativa da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, foi transmitida via Fanpage e pode ser acessada clicando aqui. 

COMPARTILHE!