Logo da CBIC
26/04/2019

Setor da construção celebra Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Ao celebrar neste domingo, 28 de abril, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, a Área de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reforça a importância da adoção da cultura de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais, já amplamente praticada na indústria da construção e ação estratégica da entidade.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

“Investir em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) na Indústria da Construção não é custo, mas investimento”, aponta o vice-presidente de Área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho. A máxima vem sendo difundida em todas as reuniões técnicas e encontros do setor relacionados ao tema, além de praticada por meio de iniciativas que visam melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho nos canteiros de obras para prevenir acidentes e promover a saúde do trabalhador. “O trabalhador é o nosso maior patrimônio”, diz.

Construção civil amplia ações em prol da saúde e segurança do trabalhador

A CPRT/CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, vem desenvolvendo diversas iniciativas em prol da saúde e segurança do seu trabalhador, como a realização do Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat Construção), de estudos, guias e vídeos direcionados ao tema, que mencionam a importância de se adotar medidas preventivas de SST na construção, além de ações para estimular a gestão da segurança e saúde no trabalho nas pequenas e médias empresas do setor. Além disso, está em execução estudo que indicará sistemas construtivos que podem reduzir efetivamente o número de acidentes.

“Na celebração do dia 28 de abril, a CBIC mostra todas as suas ações em relação à cultura de prevenção de acidentes, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro”, destaca Fernando Guedes.

Dentre as iniciativas do setor da construção em prol dos trabalhadores do setor, destacamos:

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (Canpat Construção)

Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção

Construindo Segurança e Saúde

Segurança e Saúde na Indústria da Construção – Prevenção e Inovação

Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras – Orientações para Prevenção dos Acidentes e para o cumprimento das Normas de SST

Guia Orientativo de Segurança – Guia Básico para Implantação de Segurança e Saúde nos Canteiros de Obra

Guia Orientativo de Incentivo à Formalidade – Guia Básico de Exigências Trabalhistas, de Segurança, Previdenciárias e Técnicas na Construção de Obras

Guia Orientativo Áreas de Vivência – Guia para Implantação de Áreas de Vivência nos Canteiros de Obra

Guia Contrate Certo – Guia para a Contratação de Empreiteiros e Subempreiteiros na Construção Civil 

Vídeos

CBIC – Segurança no Trabalho: Choque Elétrico

CBIC – Segurança no Trabalho: Soterramento

CBIC – Segurança no Trabalho: Quedas

Vídeos 100% Seguro

Veja mais sobre as iniciativas da CPRT/CBIC, com correalização do Sesi Nacional, no site da Área de Relações Trabalhistas da entidade.

Serviço Social da Indústria contribui com ações sociais e de segurança e saúde do trabalho

O setor da construção também conta com o apoio de 16 Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) espalhados pelo país, que nada mais é do que as empresas de construção realizando ações sociais e de segurança e saúde do trabalho em prol dos seus trabalhadores.

Em conjunto com a CBIC, Sinduscons, Sesi e Sicepot, o Seconci Brasil também desenvolve o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) com ações conjuntas em saúde e segurança do trabalho.

 

No balanço de 2018, os 16 Seconcis, presentes em nove estados e no Distrito Federal, atuaram em 30 cidades e tiveram um investimento anual das empresas de R$ 100 milhões, realizando:

  • • Consultas médicas assistenciai – 215.003
    • Consultas médicas ocupacionais – 172.571
    • Consultas odontológicas – 191.871
    • Exames complementares – 1.172.141
    • Quantidade de vacinas aplicadas -27.422
    • Atendimentos Fisioterapia e Pilates – 38.251
    • Óculos e próteses fornecidos – 4.332
    • Empresas atingidas com o PCMSO – 2.864
    • Trabalhadores cobertos pelo PCMSO – 133.846
    • Empresas atingidas com PPRA ou PCMAT – 4.542
    • Trabalhadores em treinamentos de SST – 18.386

 

Futuro do trabalho está ligado à inovação e o tema será amplamente debatido durante o 91º Enic

As mudanças que a inovação proporcionará ao novo ambiente de trabalho também está no radar da CPRT/CBIC. “O uso de novas tecnologias não pode ser ignorado e tem de servir como ferramenta importante para que as empresas deem um salto em sua gestão de SST”, ressalta Fernando Guedes, destacando que o tema, de impacto direto em SST, bem como outros também de grande importância à área serão debatidos durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), maior encontro nacional do setor, que será realizado de 15 a 17 de maio, no Windsor Expo Convention Center, na Barra da Tijuca. Confira! Inscrições no site.

COMPARTILHE!
Comissão de Política de Relações Trabalhistas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.