Logo da CBIC
17/09/2021

Semana CANPAT Construção: Sinduscon-PA visita escolas em preparação ao DNSSE

Em preparação à ação do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE), no dia 7 de outubro, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará. (Sinduscon-PA), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTB/PA) e apoio das construtoras paraenses Quanta Engenharia e Quadra Engenharia, visitou nos dias 14 e 15/09 escolas da Rede Sesi Pará, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

A iniciativa integra a Semana CANPAT Construção, que será realizada virtualmente de 4 a 8/10 pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Inspeção do Trabalho (SIT), Sesi e Seconci-Brasil. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre acidentes, saúde e segurança em casa, nas escolas, durante o trajeto e no trabalho, além de ressaltar a importância de utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como a máscara.

A visita antecipada nas escolas do Sesi no Pará tem a finalidade de esclarecer dúvidas e apresentar métodos de prevenção para os alunos do 8° e 9° ano (público definido para esse primeiro momento) com palestras educativas, além de promover, a partir do que foi repassado, um concurso de redação sobre a temática, em que os melhores serão premiados no dia do evento, que ocorre no dia 8/10.

Para o aluno do 9º ano da escola Sesi Belém, Davi Duarte (14), o tema da palestra, que envolve segurança e saúde no ambiente escolar, proporcionou um novo olhar aos acidentes que, muitas vezes, partem dos detalhes que ocorre no cotidiano.

“Muito edificante essa palestra, porque aprendemos coisas que a gente não sabia e, muito menos, tinha noção. E a visão que os palestrantes nos passaram, fez com que as pequenas coisas que ocorrem no dia-a-dia, seja na rua, na escola ou em casa, podem se tornar um acidente grave, em que devemos ter mais atenção e cuidado” afirmou, Davi.

A aluna do 9º ano da escola Sesi Belém, Ana Clara (14), conseguiu se identificar com diversos pontos citados na apresentação dos especialistas convocados para abordar o tema, pois ela afirma que já passou por algumas situações e presenciou familiares sofrendo acidentes em casa.

“A maneira como foi explicado o assunto e os exemplos citados foram bem esclarecedores, além nos deixar mais conscientizados, porque até as situações mais bobas, a gente pensa que nuca vai ocorrer conosco. Um dos pontos que mais chamaram minha atenção, foi sobre como usar de forma correta o fone de ouvido, em que já utilizo esse acessório desde muito cedo, só que de um jeito inadequado, e hoje sofro as consequências do uso incorreto”, disse a estudante, que comentou que presenciou o pai sofrer um acidente doméstico.

“Meu pai estava trocando uma lâmpada em casa e a escada não estava engatada da forma correta, o que causou uma queda brusca e ele foi encaminhado para o hospital, onde foi necessário levar ponto no ferimento”, finalizou Ana Clara.

Para a pedagoga e diretora da unidade Sesi Belém, Gleaecy Moy, a iniciativa do Sinduscon-PA em levar o DNSSE para as escolas, através da Canpat Construção, foi fantástica por entender que os alunos precisam saber e entender sobre o assunto que vai agregar conhecimento significativo e aprendizado necessário para a vida.

“Esse momento foi fundamental, porque os nossos alunos participaram de forma expressiva, em que entenderam o assunto e o quanto é necessário abordar saúde e segurança em todos ambientes, não somente nas escolas ou em casa, mas também, futuramente, na vida laboral”, afirmou a educadora.

(Com informações do Sinduscon-PA – Adriano Cardoso)

COMPARTILHE!