Logo da CBIC
15/09/2021

Semana CANPAT Construção disseminará cultura prevencionista nas escolas

Com potencial de ser o evento mais importante de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no setor da construção no ano, a Semana CANPAT Construção 2021, de 4 a 8 de outubro, traz, como diferencial aos eventos que a indústria da construção já costuma realizar, a participação no Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas. Confira a programação completa abaixo e já garanta a sua vaga!

Realizada virtualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Inspeção do Trabalho (SIT), Sesi e Seconci-Brasil, a iniciativa envolve cada vez mais a integração entre setor produtivo, fiscalização do trabalho, trabalhadores e a sociedade como um todo.

De 4 a 7 /10, serão promovidos debates, palestras técnicas e estímulo ao diálogo setorial. O objetivo é disseminar as novas Normas técnicas que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR 18 – Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de intensificar os diálogos com a fiscalização do trabalho, do ponto de vista nacional, mas regional também entre os Sinduscons e as superintendências regionais.

Já o dia 8/10 será dedicado à participação das entidades do setor da construção no Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas, para levar uma mensagem de prevenção aos futuros trabalhadores.

“O setor da construção vai ter um papel fundamental nessa ação, com vários sinduscons e associações pelo Brasil afora organizando e participando desse dia nas escolas”, frisa o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho.

Em função disso, Guedes reforça a importância do engajamento de todos para que o ato alcance o sucesso de levar uma mensagem prevencionista aos futuros trabalhadores.

“Afinal de contas, quando o setor vai à escola e realiza uma palestra ou exposição aos estudantes do 8ª e 9º anos do Ensino Fundamental II, demonstra a necessidade da preocupação e cuidados com a segurança, não só em relação às atividades escolares, mas no dia a dia. Obviamente, quando se tornarem trabalhadores, esses jovens já terão a cultura prevencionista enraizada”, salienta o presidente da CPRT/CBIC.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!