Logo da CBIC
07/02/2022

Radar Trabalhista: País encerrou 2021 com 2,7 milhões novas vagas de emprego

O Radar Trabalhista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 31/01 a 04/02 destaca o número histórico de novas vagas de emprego no país no acumulado do ano de 2021, conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo dados de dezembro do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados no dia 31/01, o ano de 2021 encerrou com saldo positivo e histórico de 2.730.597 milhões de novas vagas de emprego. Desde o início do governo, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, já são 3.183.221 milhões de vagas com carteira assinada.

Além disso, o Radar Trabalhista CBIC nº 0236 traz uma seleção de decisões publicadas por Tribunais Superiores, Executivo, Ministério Público do Trabalho e Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.

Dentre elas, o pedido de liminar do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra demora do INSS para análise de benefícios.

O PDT pede (ADPF 939) ao STF a concessão de medida cautelar para obrigar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a analisar os requerimentos administrativos para concessão de benefícios previdenciários dentro do prazo firmado em acordo com o Ministério Público Federal (MPF).

O partido alega que a falta de estrutura operacional do INSS, com consequente demora na análise dos requerimentos, está levando ao represamento de processos e a formação de uma enorme “fila” de mais de dois milhões de pedidos de aposentadorias, pensões, licenças e demais benefícios.

O informativo integra o projeto “Monitoramento de Normativos e Dados de SST/RT – Radar Trabalhista”, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!