Nova NR 18 permite soluções alternativas às medidas de proteção coletiva
Com objetivo de destacar as novidades da nova NR18 e apresentar as mudanças mais relevantes da norma ao setor, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está promovendo uma campanha informativa sobre o tema nas redes sociais da entidade. Confira!
A nova NR-18 entrará em vigência em fevereiro de 2021 com algumas mudanças, entre elas a possibilidade do desenvolvimento de soluções alternativas às medidas de proteção coletiva, que propiciem avanço tecnológico em segurança, higiene e saúde dos trabalhadores nos processos construtivos.
Com as alterações a NR 18 deixou de ser uma norma de aplicação e fortaleceu os requisitos para a gestão da segurança, descrevendo a necessidade de identificação de perigos e avaliação de riscos, e impondo mais responsabilidade aos profissionais legalmente habilitados.
A ação integra o projeto ‘Elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).