Logo da CBIC
17/05/2018

Hotsite da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção é lançado durante o 90º Enic

Mostrar o que está sendo desenvolvido no País na área e Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no setor da construção é um dos grandes objetivos do hotsite da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – Canpat Construção, lançado nesta quinta-feira (17/05), durante o primeiro painel da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sesi Nacional, por ocasião do 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Florianópolis/SC.

A Canpat Construção é resultado da união de esforços da CBIC com os principais atores de SST no País – Sesi, Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e Ministério do Trabalho (MTE) na linha de uma cultura prevencionista. O primeiro ciclo da ação, que marcou o trabalhado conjunto na prevenção ao acidente de trabalho, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro, teve início em outubro de 2017, com o lançamento da campanha em Brasília e também alcançou as cidades de Ribeirão Preto/RS, Belém/PR, Vitória/ES, Goiânia/GO e Porto Alegre/RS. No hotsite constam registros de todos os eventos realizados, inclusive fotografias e apresentações, que podem ser conferidos clicando aqui.

A iniciativa, além de divulgar as melhores práticas do setor da construção, também visa combater a informalidade, “grande chaga que assola o setor da construção”, destaca o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes. O novo ciclo da campanha, que terá início no segundo semestre deste ano, seguirá uma linha mais técnica, com abordagens sobre trabalho em altura para evitar o risco de queda e choque elétrico.

Renata Rezio, especialista do Sesi-DN, reforçou que no primeiro ciclo foram realizados eventos pontuais, que demonstraram a importância da temática. “No segundo ciclo, vamos ver os desdobramentos que demonstrarão o que eles realmente precisam”, ressalta.

O auditor Fiscal do Trabalho (SIT/MTb), José Almeida Martins de Jesus Junior, também comentou a importância da iniciativa do setor, que tem como principal função desmitificar o tema para conhecer os reais problemas.

Já o presidente do Seconci Brasil, Antonio Carlos Salgueiro, comentou o grande ganho da companha para divulgação das ações do serviço social da indústria em áreas como a medicina ocupacional, bem como o engajamento do setor nas campanhas de prevenção de acidentes de trabalho e incentivo aos exames médico ocupacional.

COMPARTILHE!