Logo da CBIC
04/02/2021

E-book da CBIC informa sobre medidas de prevenção contra queda de altura

Para saber como ficam as medidas de prevenção contra queda de altura, a partir do dia 2 de agosto, empresários e profissionais do setor da construção podem acessar o e-book ‘Nova NR-18 – Informativo sobre a Norma Regulamentadora da Indústria da Construção’ da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que também trata de outros pontos da norma.

Na avaliação da gerente de Segurança do Trabalho do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), Juliana Oliveira, a norma trouxe muita liberdade para as empresas e para os profissionais legalmente habilitados em segurança do trabalho. Deixa que o profissional traga a solução, desde que proteja o trabalhador, proteja contra a queda de materiais e contra a queda do próprio trabalhador”, frisa.

“No que diz respeito às medidas de proteção contra queda, é importante lembrar que queda é a principal causa de acidente fatal grave na construção civil. Então, a gente tem que ter um foco diferente para esse item”, menciona Oliveira.

Medidas de Prevenção contra Queda de Altura

Pela nova norma, onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais, deve ser instalada proteção coletiva projetada por profissional legalmente habilitado.

e-book  Informativo sobre a NR-18

O e-book elaborado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), visa auxiliar empresários e profissionais do setor da construção na aplicação da nova NR-18.

Numa linguagem clara, didática e sintética, a publicação compara pontos alterados e/ou novos em relação à versão anterior, além de destacar considerações do especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, Hugo Sefrian Peinado, responsável pela elaboração e organização do conteúdo.

Ao ressaltar a relevância do e-Book, Juliana destaca que, diante de tantas mudanças na NR-18, uma norma tão importante para o setor, é fundamental que tenha um material que possa mostrar quais foram essas mudanças, de forma mais objetiva, de forma mais clara, para que as pessoas observem exatamente o que foi de novo. “É fundamental esse material para o setor, para os empresários, para que eles tomem conhecimento de tudo isso”, diz.

O e-book integra o ‘Programa CBIC Obra Certa’, constituído por projetos, programas, ações e materiais sobre as normas de segurança e saúde no trabalho aplicáveis para o setor da construção.

A publicação resulta do projeto ‘Elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção’ da CPRT/CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

Acesse a íntegra do e-book e veja mais detalhes sobre esses e outros pontos da norma e acompanhe semanalmente informações sobre a nova NR-18 no CBIC Hoje+ e nas redes sociais da entidade.

Agenda CPRT

Janeiro, 2023

X