Logo da CBIC
08/10/2021

Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas encerra a Semana CANPAT Construção 2021

A Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou a Semana CANPAT Construção 2021 com o Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas. A ação foi realizada em vários estados da federação pelas entidades associadas à CBIC, Seconcis e Sesis locais. A delegação da CBIC prestigiou a ação nesse dia 8 de outubro em uma escola do SESI na cidade de Taguatinga (DF).

O objetivo da iniciativa é levar uma mensagem de prevenção aos futuros trabalhadores de forma lúdica e dinâmica. Além disso, também reforçou a relevância do cuidado para não cair de alturas ou tomar choque, por exemplo, até na escola.

“Foi muito interessante e importante, pois cumpre com o objetivo do nosso último dia da Semana CANPAT Construção 2021, que é justamente participar do Dia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho nas Escolas e passar essa mensagem prevencionista para eles, que serão os futuros trabalhadores. Não só da construção civil, mas de todas as atividades que a gente tem nesse país”, disse o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes.

A responsabilidade das empresas também foi apresentada aos alunos. São elas: cumprir as normas de segurança do trabalho, proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável e orientar os trabalhadores. Já as responsabilidades dos empregados englobam: seguir as orientações da empresa, cumprir as normas de segurança no trabalho e fazer uso dos equipamentos de proteção. Os equipamentos de proteção individual e coletiva foram mostrados às crianças.

“O momento da CANPAT é significativo do ponto de vista da educação dos jovens estudantes do SESI. É uma oportunidade de justamente trabalhar o conceito do ato seguro. Aqui naturalmente a gente foca em uma operação mais específica olhando o setor da construção civil e nós sabemos que esse é um dos fatores que mais onera a nossa indústria – a questão dos riscos e dos acidentes. É fundamental a gente ter uma ação com essa perspectiva de sensibilização e conscientização dos jovens de maneira que eles passem a atuar de uma forma mais efetiva e percebam o valor da indústria da construção para o desenvolvimento do nosso país”, destacou o diretor superintendente do SESI, Marco Secco.

Para o gerente de SST do Sesi Nacional, Dernival Neto, o conhecimento disseminado no evento pode ajudar também as famílias dos alunos. “A gente viu as crianças motivadas participando e elas levam isso para casa. Temos muitos acidentes domésticos. É importante saber que tanto dentro de casa, da escola ou do trabalho, eles precisam pensar que os perigos existem e que eles têm que se cuidar para que os acidentes não aconteçam”, afirmou.

Já o presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, ressaltou o entusiasmo dos alunos em aprender sobre o tema. “É importante dizer que na construção civil nós temos tido há vários anos essa divulgação para a sociedade como um todo sobre a importância da segurança tanto no trabalho quanto na vida social e individual de cada família. É com muita satisfação que a gente vê o entusiasmo da criançada no sentido de acolher e conscientizar para a segurança no trabalho”, concluiu.

Veja as fotos do evento:

 

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) com correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!