Logo da CBIC
27/04/2021

CPRT reforça as boas práticas do setor no combate ao coronavírus

Durante reunião online, realizada hoje (27), pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram apresentadas ações de saúde e segurança na construção civil, em relação à pandemia.

Fernando Guedes, presidente da CPRT, reforçou a importância de serem divulgadas amplamente as ações e boas práticas que vêm sendo realizadas, com o intuito de que possam servir de modelo no combate à Covid-19.

Para Guedes, a construção civil é o setor da economia que mais se preveniu contra o coronavírus. “Vemos essas experiências no país inteiro. Todas as entidades do setor da construção lutaram, e lutam, no gerenciamento da pandemia com seus empregados, seja no local de trabalho, no transporte público, no supermercado, em casa com a família.”

Durante a reunião online, foram apresentadas ações do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do estado de São Paulo (Seconci-SP) e do Sindicato da Construção Civil do estado do Pará (Sinduscon- PA).

Além das boas práticas apresentadas, como disque-coronavírus, postagens em redes sociais, comunicados, webinars, os expositores do Seconci-SP reforçaram o uso da máscara, que é tão importante quanto tomar a vacina.

“Estamos incentivando o uso de duas máscaras, pois foi comprovado que eleva nossa proteção para 96%, ficando próximo do modelo N95/PFF2”, explicou a Dra. Norma Araújo, médica e especialista em saúde pública do Seconci-SP.

Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, comentou sobre a importância da humanização no atendimento dos trabalhadores e sobre a criação do “Fórum Permanente de Consultas Mútuas e Orientação” que vem traçando todos os protocolos do combate à pandemia no setor da construção civil.

O presidente do SindusCon-PA, Alex Carvalho, apresentou a campanha de enfrentamento ao coronavírus, “Com cuidado se constrói”. Palestras, gestão de crise e aferição de temperatura foram algumas das ações que integraram a prevenção da entidade.

No evento, Denise Noleto, Gerente do Seconci Brasil, alertou sobre a importância da vacinação. Foi apresentado um vídeo, lançado ontem, realizado em parceria com a CBIC e Seconcis do Brasil sobre a vacinação, destacando que o Brasil tem o maior programa de vacinação do mundo e reforçando o uso da máscara, inclusive por quem já foi vacinado.

Na reunião também foram abordadas as ações referentes ao “Abril Verde”, movimento que trata da segurança do trabalho e está focado nos cuidados com a pandemia no momento atual. Durante este mês a CBIC divulgou as ações realizadas pelas entidades em seus Estados, as iniciativas dos Seconcis e também trouxe informações e entrevistas sobre abertura da CANPAT do Governo, alinhada com a CANPAT Construção, com destaque ao dia 28 de abril – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

O presidente da CPRT confirmou que o “Encontro Nacional de Saúde e Segurança no trabalho na Indústria da Construção” acontecerá dia 27 de julho. “O tema está sendo definido, pode ser vacinação, ESG, estamos recebendo sugestões”, acrescentou.

Seguindo os moldes da CANPAT da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Guedes acrescentou que entidades interessadas em receber a CANPAT Construção deste ano, em formato regional, podem formalizar o interesse pelo e-mail [email protected]

Durante a reunião houve uma discussão sobre os temas que devem fazer parte da agenda legislativa da CBIC, como “contrato por obra certa”, “contrato por produção” e “jovem aprendiz”. A CPRT montará grupos de trabalho para discussão de propostas trabalhistas relevantes para o setor. Os advogados e assessores jurídicos das entidades interessadas em fazer parte dos grupos, devem se manifestar pelo e-mail [email protected]

Para finalizar, Guedes informou que está sendo organizado um curso sobre o novo e-social e que as inscrições devem ser abertas na semana que vem.

A próxima reunião da CPRT deve acontecer em 15 de junho.

Assista ao vídeo “A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO” no instagram da @cbic.brasil

COMPARTILHE!